domingo, janeiro 24, 2010

Destaque: My Bloody Valentine - "Loveless"

No dia 4 de Novembro de 1991 era lançado para o mercado discográfico Loveless, o segundo e último álbum de estúdio dos My Bloody Valentine.
O Ruído Alternativo faz a merecida homenagem a este trabalho e revisita-o 19 anos após a sua edição.

Uma das bandas que permitiu que o shoegaze se desenvolve-se foram os Velvet Underground, nos anos 60, mais tarde os Jesus And Mary Chain, com Psychocandy (1985), forneceram ao público as coordenadas para este novo género musical: distorção, guitarras fortes e ruidosas, dificuldade em distinguir cada um dos instrumentos, vozes limpas e tímidas, melodias delicadas com um sentido muito pop num ambiente sobrecarregado de distorções e efeitos.

"Shoegaze" foi o nome atribuído a este tipo de música porque os executantes da mesma, quando actuavam ao vivo, pareciam estar no seu próprio mundo, apresentavam-se como pessoas muito tímidas, não interagiam com o público, não tinham problemas com a qualidade do espectáculo apresentado e chegavam ao ponto de olhar para o chão todo o concerto - o que foi considerado o mesmo que olhar para os sapatos, daí o shoegaze.

Os irlandeses My Bloody Valentine são uma das bandas de culto mais acarinhadas de sempre. Com uma discografia só com dois álbuns longa duração mas repleta de EPs, a banda que nasceu em 1983, há muito que evidenciava a sua qualidade. Ao longo da sua carreira a banda foi conseguindo criar o seu nicho de fãs que, rapidamente, se transformou num público de maior escala. No entanto, nem todos os fãs de rock abriram mão ao shoegaze dos My Bloody Valentine numa época em que grunge subia ao Olimpo.

A imprensa mais alternativa já tinha elogiado a sua estreia de 1988 com Isn't Anything, e diversos EPs da banda, mas Loveless, que levou dois anos a ser gravado, permitiu a que este género mais underground chegasse a outros públicos. Há ainda quem considere que este álbum dos My Bloody Valentine é o melhor de 1991, colocando-o à frente de Nevermind dos Nirvana, por exemplo - o álbum que revolucionou a indústria da música.
Hoje em dia o shoegaze já se desmembrou em vários subgéneros, os tempos de glória deste género já passaram mas muitas são as bandas que actualmente são influenciadas pelos My Bloody Valentine, estes que após uma pausa de 10 anos voltaram em 2007. A banda encontra-se a fazer vários concertos um pouco por todo o mundo e Portugal já recebeu a sua visita.
Destacado:
  • "Sometimes";
  • "Blown A Wish";
  • "I Only Said";
  • "Soon";

Sem comentários:

Enviar um comentário