sexta-feira, janeiro 29, 2010

A Análise: The Temper Trap - "Conditions"

Nascidos em 2005 em Melbourne, Austrália, os The Temper Trap tinham em 2006 como trabalho de apresentação o seu primeiro EP homónimo. Em 2008, com "Sweet Disposition", a banda começou a escalar a montanha do sucesso conquistando os corações dos ouvintes.
2009 foi a altura do lançamento do seu primeiro longa duração e já com o single "Science Of Fear" editado, começa-se a vislumbrar uma nova e diferente abordagem à pop rock dos U2, Coldplay ou Snow Patrol colocando fragmentos musicais de bandas como os Vampire Weekend ou MGMT nessa nova abordagem dos Temper Trap.
A banda tinha-se juntado ao produtor Jim Abbiss, que já tinha produzido a estreia dos Arctic Monkeys, dos Editors e dos Kasabian, que assim os preparou para mais uma grande estreia. E ainda só com um álbum editado, os The Temper Trap já foram requisitados para várias séries, jogos e anúncios. Uma oportunidade de espalhar a sua música e de chegar a mais ouvintes.
Conditions é uma palete de músicas apontadas ao coração que derretem os mais apaixonados. Os refrões e melodias de músicas como "Love Lost", "Rest", "Sweet Disposition" ou "Down River" são facilmente memorizáveis. São visíveis várias camadas ao longo destas músicas, apesar da banda ser muito jovem e das letras nem sempre estarem ao nível desejado. O grupo apresenta-nos músicas profundas mas também de esperança, como é o caso de "Fader", "Fools" ou "Science Of Fear".
Um disco de influências claras mas que nos mostra algo de novo, ou não fosse este considerado um dos melhores álbuns de 2009, apesar da divisão da imprensa quanto à sua qualidade. Um dos factos a realçar ainda é o sotaque e o timbre do vocalista indonésio Dougie Mandagi. Tão cedo não nos lembramos de uma voz que seja tão parecida a esta e que utilize tantos falsetes como a de Mandagi.
Conditions é a estreia que abre boas perspectivas para o futuro próximo dos The Temper Trap que até emigraram para o Reino Unido para poderem apostar mais na promoção da sua música.
Um dos álbuns a ter em conta no ano que passou.
Carlos Montês

Sem comentários:

Enviar um comentário