terça-feira, janeiro 19, 2010

A Análise: Prayers Of Sanity - "Religion Blindness"

Formados algures no ano de 2005, os Prayers Of Sanity lançaram este ano o seu álbum de estreia, depois de uma demo editada em 2007. Fazendo uma espécie de "thrash-metal revival" que, à semelhança do que aconteceu com o post-punk, parece ter voltado à moda, Religion Blindness é um dos álbuns do ano para o público. Para as publicações generalistas especializadas será outra história, mas a isso o público do heavy-metal nacional já estará mais que habituado.
Ao ouvir Religion Blindness, que diga-se de passagem não é nada de revolucionário em termos de thrash como é o som dos Pitch Black [por exemplo], encontramos semelhanças com os inícios de carreira de bandas como Testament, Metallica e Overkill. Para quem tenha dúvidas faça favor de ouvir "Evil May Die", com uma introdução melódica bem ao estilo de Metallica e um refrão a fazer lembrar Slayer, e a semi-balada "Shards Of Evil" ao estilo de uma "Welcome Home (Sanitarium)" dos Metallica ou de "The Legacy" dos Testament.
Apesar de não ser nada de revolucionário [afinal hoje em dia na música já não é assim tão fácil encontrar algo que seja totalmente revolucionário], a formula utilizada em Religion Blindness resultou bastante bem entre o público. Depois do desenvolvimento dos sub-géneros do thrash como o death-metal ou o groove-metal, passou a ser difícil encontrar uma banda com um som tão puro como o que os Prayers Of Sanity apresentam actualmente. Aí é que está a senha para o sucesso.
Com um som tão revivalista, os Prayers Of Sanity poderiam correr o risco de simplesmente desaparecer quando o fervor à volta dos anos 80 passar à história. Acontece que a fidelidade do público heavy-metal impede que isso aconteça. Afinal sabe bem ouvir qualquer coisa "old-school" de vez em quando.

André Beda

Sem comentários:

Enviar um comentário