domingo, janeiro 17, 2010

A Análise: Dollar Llama - "Under The Hurricane"

Estamos em 2010 e uma geração de sujeitos que cresceu a ouvir as grandes bandas de grunge do início da década de 90 pôde agora tirar as influências juvenis da gaveta. Este será, decerto, o caso dos lisboetas Dollar Llama que no ano passado lançaram o seu álbum de estreia onde [segundo os próprios] "se podem ouvir influencias de bandas como Alice In Chains, Melvins ou Stone Temple Pilots". A adicionar às referências do grunge há ainda [mais uma vez segundo a banda] "Down e Alabama Thunderpussy".
Da fusão dos tão americanos grunge-rock e southern-rock nasceu o novo álbum dos Dollar Llama, Under The Hurricane, com uma sonoridade ainda pouco explorada em Portugal. Sejamos directos: Under The Hurricane, esse sim, é um álbum para homens de barba rija, capaz de "electrificar" até alguém que ouça heavy-metal à décadas.
Eu confesso que me surpreende que não hajam mais bandas no nosso país com uma sonoridade inclinada para o hard-rock, visto ser um estilo que ao longo dos anos sempre manteve uma solida base de fãs pelo mundo fora. É certo que não está na moda, mas fica a sugestão: ponham os olhos no que andam a fazer bandas contemporâneas como Dapunksportif, Born A Lion e os próprios Dollar Llama.
Under The Hurricane é o resultado de sete anos de trabalho, o tempo que decorreu desde a formação da banda até à edição do álbum de estreia, e confirma o que já se adivinhava com a edição do EP Revolution F.M. - os Dollar Llama são como uma lufada de ar fresco que finalmente chegou a Portugal. O álbum de estreia da banda lisboeta até pode cheirar [e muito] a grunge, mas a sonoridade de Under The Hurricane faz equilibrismo na fina linha que separa do hard-rock do metal [ouvir "Over Rated"]. Pode parecer que é mau não haver um rótulo que assente que nem uma luva no som da banda, afinal a sociedade e particularmente o mundo da música cada vez mais se faz valer dos rótulos para fazer uma apreciação, mas é algo com que muitas bandas se têm dado bem ao longo dos anos, sendo o caso mais gritante o dos norte-americanos Disturbed.

Há uma lição a tirar com a edição deste álbum: a música nunca entra em estagnação, há sempre qualquer coisa por inventar ou por reinventar e este álbum veio indicar um dos caminhos que pode vir a ser seguido. Para já, Under The Hurricane vai fazendo as delícias dos amantes do rock "pesadão".

André Beda

Sem comentários:

Enviar um comentário