terça-feira, janeiro 19, 2010

A Análise: Men Eater - "Vendaval"

Apesar de a MTV estar mais que podre, pode-se dizer que fui apresentado aos Men Eater através do programa Headbangers Ball. Já havia ouvido falar, e por sinal muito bem, destes rapazes, mas apesar disso só quando vi no programa já referido o vídeo de promocional de "First Season" é que fiquei realmente entusiasmado. Antes de partir para a dissecação de Vendaval convém referir que os Men Eater lançaram o seu álbum de estreia, Hellstone, em 2007 e que banda é formada por membros de conjuntos portugueses como For The Glory, Blacksunrise, Riding Pânico e Mushin.
Falando concretamente de Vendaval, o primeiro ponto a referir é que o segundo álbum dos Men Eater está algo diferente do primeiro. Se em 2007, Hellstone nos mostrava uma banda com um som pesado com traços de post-rock a lembrar uns tais de Linda Martini, em Vendaval é, essencialmente, adicionado peso ao som da banda. Por vezes é colocado aos Men Eater o quase inevitável rótulo de "Mastodon portugueses" e Vendaval veio fazer jus a essa ideia: é basicamente um álbum de sludge, que se vai misturando com doom-metal e stoner-metal.
O disco, apresentado com o single "First Season" que, como já foi referido em cima, tem andado em alta rotação na MTV, não tem praticamente altos e baixos, algo que se fazia notar um pouco em Hellstone. Parece cliché dizer isto, mas a banda está notoriamente mais madura em Vendaval.
Com este disco, os Men Eater vêm consolidar a excelente estreia e afirmar-se como um dos conjuntos mais acarinhados pelo público nacional. Apesar da mudança de som, a fasquia da qualidade continua elevada ao sempre difícil segundo trabalho, por isso resta-nos esperar para conferir se ao terceiro disco o nível se mantém. Se se mantiver estará certamente aberta a porta para uma longa carreira de um dos maiores projectos paralelos nacionais.
André Beda

Sem comentários:

Enviar um comentário