segunda-feira, janeiro 25, 2010

A Análise: Pissed Jeans - "King Of Jeans"

Vindos da cena underground norte-americana, os Pissed Jeans lançaram em 2009 o seu terceiro álbum de originais, sob o selo da lendária Sub Pop Records.
Influenciados pelas sonoridades hardcore de bandas como Black Flag e Flipper [a banda que durante dois anos contou com as prestações de Krist Novoselic no baixo], os Pissed Jeans chegam ao bonito número de três álbuns lançados ainda com o estatuto de perfeitos desconhecidos. King Of Jeans pode ser o álbum que dará uma maior dimensão à banda, uma vez que após a saída do novo trabalho dos Pissed Jeans houve mais pessoas que repararam no trabalho que a banda do estado da Pennsylvania desenvolve.
King Of Jeans é rock em estado bruto, onde a velocidade imprimida e a voz do vocalista revelam influências punk. Em alguns momentos pode parecer que algumas músicas deste disco terão sido gravadas em apenas um take, como é o caso de "Pleasure Race" que conta com uns vocais completamente desleixados e riffs de guitarra muito sujos. Certamente a teoria de que certas músicas foram gravadas em um take não andará longe da verdade. Os Pissed Jeans não são uma banda de álbuns sobre-produzidos, ao invés, são uma banda rock com orientação punk que aposta em mostrar a sua música no estado mais puro possível aos seus ouvintes. Afinal, grandes partes integrantes do rock são o barulho e a distorção.
Diz-se que bandas como Fucked Up serão o futuro do punk, mas não sei até que ponto não serão antes os Pissed Jeans o futuro do passado do punk. Conhecido por ser um género minimalista, talvez a sonoridade pouco trabalhada dos Pissed Jeans encaixe melhor no conceito de punk. Seja como for, King Of Jeans pode muito ter sido o álbum que fará a ponte entre o anonimato e o reconhecimento na carreira dos Pissed Jeans.
André Beda
Com um som claramente influenciado pelo hardcore e pelo punk de bandas como os Black Flag ou os Dead Kennedys, os Pissed Jeans lançaram, no ano passado, King Of Jeans, que a avaliar pelo burburinho que criaram na imprensa musical, poderemos dizer que se trata de um dos melhores discos de 2009. Uma das bandas surpresa do ano que passou.
Ao terceiro álbum, a banda norte-americana mostra-nos, com os canadianos Fucked Up, os caminhos do punk que surge do outro lado do Atlântico. Guitarras apontadas para o futuro do género que promete ser: revivalista, festivo, experimental e mais estruturado.
Neste álbum tudo é uma questão de barulho, mas no sentido positivo da palavra. A intensidade, a força e o peso da guitarra e do baixo são acentuados, a bateria faz-nos bater constantemente o pé e toda uma onda sonora bate-nos na cara como de uma parede se tratasse. King Of Jeans não é para ouvidos sensíveis mas sim para ouvidos duros, com calos, secos e sujos.
Este novo álbum dos Pissed Jeans tem selo Sub Pop, editora de onde um dia surgiram bandas como os Nirvana ou os Soundgarden, por exemplo; uma editora mundialmente conceituada que sempre apostou nos diamantes em bruto, e prova disso é que com a contratação dos Pissed Jeans, em 2007, para a realização do seu segundo [Hope For Men] e terceiro álbuns.
A banda cresceu muito, conquistou mais fãs, mais sucesso e mais aplausos por parte da imprensa. Um novo movimento punk dos E.U.A. que promete dar que falar nos próximos tempos.
Carlos Montês

Sem comentários:

Enviar um comentário