sábado, janeiro 16, 2010

A Análise: Born A Lion - "Bluezebu"

Quando confrontados com a seguinte pergunta da equipa do Ruído Alternativo: ""Rock'N'Roll Tone" é o single deste vosso segundo álbum de originais; a crítica diz que este não reflecte o resto álbum. Porque escolheram este como single de avanço?", o vocalista brasileiro e baterista do trio Born A Lion, Rodriguez, respondeu: "... é uma celebração, é uma música que foi tocada com amigos, com outros membros de outras bandas [Sean Riley & The Slowriders e os The Allstar Project]... foi abençoar o álbum com alma e o espírito rockeiro dos nossos amigos..." mas em off reforçou que "... por exemplo, os Rolling Stones têm a balada "Angie" e não é por isso que foram criticados pelo facto de terem criado uma balada de enorme sucesso".
Uma coisa é certa: o cartão de visita do segundo álbum dos Born A Lion é a única balada em todo o alinhamento de Bluezebu, tudo o resto é música poderosa, do melhor que há no rock feito em Portugal!
"Rock'N'Roll Tone" é, sem dúvida, uma fantástica balada. Sean Riley e Filipe Costa, dos Sean Riley & The Slowriders, respectivamente na guitarra acústica e teclados, e ainda Ramon na guitarra, dos The Allstar Project (onde Nuñez, baixo e teclados dos Born A Lion, também participa), foram os convidados para esta balada que, e desculpem-me o atrevimento, parece antever o que iria acontecer poucos meses depois com o segundo álbum dos Sean Riley & The Slowriders. É fantástica e surpreendente a apresentação para este segundo registo do leirienses Born A Lion.
O resto deste segundo registo da banda da Marinha Grande são dez grandes músicas de blues-rock. Um pouco mais pesado que o normal, com muito cheiro a hard rock, a stoner rock e até mesmo a metal... "um murro no estômago" como Melquiadez, guitarra e vozes do projecto, nos disse em entrevista.
Bluezebu confirma os Born A Lion como uma das bandas portuguesas mais poderosas em estúdio e, principalmente, em palco, com mérito para poderem continuar a viajar mundo fora com o material de que já dispõem; em 2007 a imprensa e o público brasileiros renderam-se à sua passagem pelo Brasil.
Eu sei que colocar rótulos às bandas bandas é muito limitador, mas para o público que desconhece a carreira dos Born A Lion, Bluezebu é algo entre os Queens Of The Stone Age, os White Stripes e um rugido de um leão!
Carlos Montês

Sem comentários:

Enviar um comentário