Se a estreia The Airing Of Grievances de 2008 destes norte-americanos Titus Andronicus já fazia a delícia da imprensa musical, ao segundo disco a paixão por estes punk rockers, de espírito mais lo-fi do que revolucionários, aumenta ainda mais. Logo para começar esta 'nova' banda de punk tem um conceito no qual vageia pelo disco fora: a Guerra Civil norte-americana (1861-1865), que é meio caminho andando para a curiosidade de muitos. Depois pertence à vaga de bandas punk como Fucked Up ou Pissed Jeans que atrai mais a imprensa especializada e também a generalista, ao invés do punk melódico completamente teenager que faz as delícias da imprensa menos conceituada mundialmente, com certas aptidões para formatos cor-de-rosa e com público que se compreende, essencialmente, entre os 12 e os 18/20 anos.The Monitor é totalmente aberto ao punk de 77 mas há algo de 'inovador' neste disco. Sendo um disco com tons conceptuais de uma banda de punk (!) os Titus Andronicus arriscam e em vez de despacharem a matéria que tem para dar, com músicas curtas, bem à maneira punk, colocam-se num precipício: abandonam o formato standard da canção punk e utilizam o formato canção progressiva com diversos andamentos e com temas que ultrapassam os cinco ou os sete minutos! O resultado deste possível suicídio punk é a aclamação. A banda dá ainda mais espaço ao punk e é ainda mais intensa (olhe-se para os Fucked Up para comprovar que funciona).
Carlos Montês
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