domingo, dezembro 04, 2011

A Análise: Kylesa - "Spiral Shadow"

Se o arrependimento matasse, tinha morrido no início de 2010 pelo facto de Static Tensions me ter passado completamente ao lado na Review 2009. Felizmente os Kylesa apressaram o lançamento do novo disco para que eu não me sentisse tão mal. A verdade é que Spiral Shadow é um sucessor mais que digno da obra lançada pela banda em 2009.
Apesar de não ser grande desculpa, afirmo, em minha defesa, que este Spiral Shadow ecoou mais na imprensa que o seu sucessor, algo perfeitamente compreensível. Apesar dos cinco álbuns já lançados, pode-se dizer que os Kylesa são uma banda recente que completou o seu décimo aniversário precisamente este ano. Por alturas do primeiro disco a formula era algo arriscada: misturar a base do sludge com elementos de rock psicadélico e vocalizações com um pitada de crust. Saber esperar é uma virtude e, com a ascenção deste tipo de sonoridade à popularidade com bandas como Mastodon, High On Fire e Torche, chegou o momento dourado dos Kylesa. E não se trata de uma força de expressão, pois se dissermos que o consenso deste Spiral Shadow foi universal, não andaremos muito longe da verdade.
O disco, em si, é uma linha (nivelada por cima, entenda-se) sem grandes altos e baixos, o que o torna no lançamento mais coeso da carreira dos Kylesa. Refira-se que desde 2006 os Kylesa contam com duas baterias quer em palco, quer em estúdio, o que dá toda uma dimensão superior à percussão na sua música. Apesar do peso das baterias, há momentos mais atmosféricos neste disco, tais como "To Forget" e "Distance Closing In", onde as guitarras melódicas e as vozes de Phillip Cope e Laura Plesants criam um ambiente menos caótico do que no início do álbum.
Apesar do período próspero que o sludge atravessa ter os dias contados, como tudo na música, os Kylesa são uma certeza do futuro, uma das bandas que daqui a 20 anos ainda serão lembradas pelos estudioso da música.
André Beda

Sem comentários:

Enviar um comentário