terça-feira, dezembro 27, 2011

A Análise: Blood Red Shoes - "Fire Like This"

Apesar de serem, por razões mais que óbvias, colados aquilo que hoje se chama de inde rock, sempre vi os Blood Red Shoes como um caldeirão que junta algumas das melhores coisas que se fizeram ao longo dos anos no rock. Se grande parte do material presente no álbum de estreia Box Of Secrets eram singles antigos regravados, Fire Like This é um álbum construído de raiz, a primeira obra do género dos Blood Red Shoes. O resultado está à vista e serve de confirmação a tudo o que prometeram no primeiro álbum.
No que toca a duos de rock, podemos sempre ficar com a sensação que falta algo na estrutura das músicas. O som dos Blood Red Shoes não sofre deste minimalismo excessivo, em grande parte devido ao seu som suficientemente musculado. A bateria energética e a guitarra grave compensam a falta de baixo nos temas mais agressivos ("Don't Ask" e "Light It Up") e nos momentos mais calmos nem damos pela falta dele ("When We Wake"). As despesas das vocalizações continuam a ser divididas entre Steven Ansell e Laura-Mary Carter, embora a menina da guitarra talvez ganhe um ligeiro protagonismo, no final de feitas as contas.
Apesar de conter no seu alinhamento momentos de maior acalmia que o seu antecessor, continuamos a notar que para uma banda com apenas dois membros, os Blood Red Shoes fazem muito barulho. Para isso contribuem de forma mais preponderante os dois primeiros temas do disco, que nos trazem de volta os Blood Red Shoes do passado, "Keeping It Close" e o piscar de olhos aos Sonic Youth de "Colours Fade". Sejam bem vindos ao presente do rock das ilhas de sua majestade.
André Beda

Sem comentários:

Enviar um comentário