sábado, dezembro 10, 2011

A Análise: Drive-By Truckers - "The Big To-Do"

Isto é um disco puro. Tipicamente rockers, ou não fossem eles norte-americanos e não conduzissem camiões, os Drive-By Trukers continuam a produzir álbuns como se só disso dependessem para viver. The Big To-Do é a oitava investida nos longas-durações por parte da banda que já conta com quinze anos de carreira, e lá vamos nós ouvir o que de melhor sabem eles fazer: rock 'n' roll.
Se de reinvenções estamos à espera, saímos deste disco desiludidos. Mas se esperarmos daqui mais um grande disco de rock, saímos daqui cheios e satisfeitos. The Big To-Do é mais um álbum da marca DBT, vincada naquele rótulo de puro rock da América, onde vivem e respiram bem. Apesar de na sua carreira existirem álbuns muito mais importantes, como é o caso do anterior, Brighter Than Creation's Dark de 2008, não deixa de ser curiosa a ideia que os DBT desde sempre passam em cada álbum: realmente nunca fizeram um mau álbum. A banda respira rock, vive-o e com ele há-de morrer. Podem não ser a proposta mais apetecível e a mais sedutora no mundo da música mas não deixam de ser um lugar de boas recordações, de boa música e de passagem obrigatória quando estamos a falar de música rock sem máculas.
A raiva foi colocada de parte mas não deixamos de ter os impressionantes solos e reviravoltas características de uma boa banda de rock. Num bar, na praia, de carro, bêbado ou sóbrio, isto é música para qualquer pretexto. Um best of do que já fizeram espelhado em novos originais. Eles não estão parados no tempo - embora assim o pareça -, apenas vivem do sucesso e do que melhor sabem fazer. Eles passam o teste, eles são aquilo que são, eles estão descomprometidos e isso é o rock: efectividade no momento de pegar nas guitarras. A destacar "Daddy Learned To Fly", "The Wig He Made Her Wear", "Drag The Lake Charles", "This Fucking Job", "Get Downtown" ou "Santa Fe"; todos deviam começar por aqui: alguma política, algum romance, algumas histórias mais ou menos vitoriosas e rock para todos.
Southern rock, country rock... chamem-lhe o que quiserem - "it's only rock 'n' roll but I like it"!, este é o mote para mais um disco dos Drive By Truckers. É caso para se perguntar: alguém pediu rock 'n' roll?
Carlos Montês

Sem comentários:

Enviar um comentário