Um dos nomes incontornáveis no rock mais clássico da ultima década são os Black Keys. O vocalista do duo norte-americano aventurou-se no ano passado numa carreira a solo.
Sempre com o blues rock nas veias, Dan Auerbach experimenta em Keep It Hid, o seu trabalho de estreia a solo, misturar o estilo com vertentes mais folk. Não era de esperar que o músico com uma brilhante carreira nos The Black Keys se aventurasse numa carreira a solo para fazer uma cópia da sonoridade que desenvolve na banda. Assim, este Keep It Hid remete-nos para um ambiente sonoro diferente do ambiente dos Black Keys.
Keep It Hid é um registo bem mais calmo que qualquer registo do principal projecto de Dan Auerbach. A postura "à la" Neil Young que o músico apresenta no seu trabalho de estreia a solo não lhe assenta nada mal [ouvir "Trouble Weighs A Ton" e "Whispered Words (Pretty Lies)"]. Talvez para não haver um corte tão radical com as sonoridades praticadas na sua banda, em Keep It Hid Auerbach aposta em músicas como "I Want Some More" e "Heartbroken In Disrepair", músicas que nos remetem para o universo blues rock.
A atenção dada por algumas das mais importantes publicações músicas a Keep It Hid revela bem ao nível a que já chegou a carreira dos Black Keys. Não é de estranhar, por isso que o primeiro álbum a solo de Dan Auerbach tenha recebido boas críticas de instituições como a Paste Magazine e a Pitchfork Media.
Mesmo sem merecer a atenção do grande público, e críticas das publicações especializadas aparte, Keep It Hid continua a ser um grande álbum. Especialmente pela coragem demonstrada por Auerbach em sair de um ambiente sonoro confortável para ele [e onde sabe que terá grande aceitação] e partir para uma carreira a solo onde percorre outros caminhos. Seja a solo, seja na sua banda, o mundo da música agradece a presença assídua de Dan Auerbach.
André Beda Dan Auerbach será, com toda a certeza, um nome desconhecido para a maioria do público nacional, mas se dissermos que este músico é uma das metades dos The Black Keys, muitas vezes comparados aos White Stripes, outro duo blues garage rock, talvez já não se estranhe tanto a pessoa.
Reza a lenda que este músico, com cinco álbuns originais com os Black Keys, é fã assumido dos Led Zeppelin, The Who, ZZ Top ou AC/DC; pontos de referência para o seu primeiro álbum a solo, lançado em Fevereiro de 2009 e, claro, para a sua música nos Black Keys. Depois de em 2008 ter lançado com Patrick Carney Attack & Release, o quinto álbum dos Black Keys, que lhes permitiu ter rasgados elogios da crítica musical, Dan Auerbach aventurou-se em 2009 numa carreira a solo, que não lhe correu nada mal. Keep It Hid foi o nome que deu a esta sua estreia a solo, produzido pelo próprio, e que continua a percorrer ambientes que já lhe são familiares: o blues e o garage rock. Teve vários convidados, entres os quais se destacam a vocalista country Jessica Lea Mayfield, que na faixa "When The Night Comes" assume parte das vozes, uma balada acústica irresistível. No entanto, existem mais baladas que merecem destaque neste álbum, falo de "Trouble Weighs A Ton", em que Auerbach convida James Quine para as vozes, e "Whispered Words (Pretty Lies)", em que Dave Huddleston dá "voz" ao contrabaixo.
No resto do álbum temos: The Who em "Mean Monsoon" e "My Last Mistake", Led Zeppelin em "The Prowl" e "Keep It Hid" e ainda Jimi Hendrix em "I Want Some More" e "Heartbroken, In Disrepair". Tudo referências que fazem de Dan Auerbach um dos mais completos e conhecedores blues-rockers da actualidade. Keep It Hid pode não ter o mesmo impacto na indústria musical que a carreira dos Black Keys - já elogiados por Robert Plant (Led Zeppelin), Josh Homme (Queens Of The Stone Age), Billy Gibbons (ZZ Top) e Thom Yorke (Radiohead) -, mas é um pequeno grande "capricho" de Dan Auerbach que não passa despercebido aos melómanos espalhados pelo mundo. Uma preciosidade, portanto. Carlos Montês
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