domingo, fevereiro 07, 2010

Destaque: Death - "Scream Bloody Gore"

No dia 25 de Maio de 1987 era lançado para o mercado discográfico Scream Bloody Gore, o primeiro álbum de estúdio dos Death.
O Ruído Alternativo faz a merecida homenagem a este trabalho e revisita-o 23 anos após a sua edição.
Liderados desde a sua génese pelo génio de Chuck Schuldiner, um dos primeiros a utilizar vocalizações guturais, os Death são considerados a banda fundadora do death metal.

Muitos consideram hoje que o death metal representou a salvação do heavy metal, permitindo que o género sobrevivesse durante a década de 90, década na qual enfrentou uma grave crise de popularidade. O próprio termo, death metal, foi originado a partir do nome da banda, uma vez que quando os jornalistas perguntavam qual o o tipo de música que os Death tocavam Chuck Schuldiner respondia "Death's metal".

Para além de serem considerados os pais do death metal [influenciando bandas com Cannibal Corpse, Obituary, Carcass, entre muitas outras], os Death foram também uma das primeiras bandas a juntar jazz à sonoridade do metal, numa fase mais avançada da sua carreira.

O fim da banda ficou ditado quando, em 2001, Chuck Schuldiner perdeu a batalha contra um tumor cerebral que tinha sido diagnosticado em 1999. A doença que acabou por levar prematuramente Chuck [aos 34 anos], não foi tratada devido a falta de dinheiro, apesar várias iniciativas levadas a cabo por grandes nomes da música para a angariação de fundos a fim de remover o tumor. Hoje, o legado dos Death é cuidadosamente tratado pela mãe e pela irmã de Schuldiner.

Destacado:
  • "Regurgitated Guts";
  • "Baptized In Blood";
  • "Evil Dead";
  • "Zombie Ritual";

Sem comentários:

Enviar um comentário