quinta-feira, fevereiro 25, 2010

A Análise: Clutch - "Strange Cousins From The West"

2010 marca o regresso aos discos de um dos maiores fenómenos de popularidade vindo dos EUA. Strange Cousins From The West é o nono registo de originais dos Clutch, uma banda que já conta com 20 anos de carreira.
Apesar da longa carreira, os Clutch nunca foram uma banda de se ouvir na rádio ou de vender milhões de discos. Algo que não deixa de ser estranho se tivermos em conta que a banda já editou discos com o selo de grandes editoras. O trunfo deste fenómeno chamado Clutch é a sua base de fãs, que segue quase religiosamente a banda em cada concerto pelos Estados Unidos.
Muito mudou desde a génese da banda em termos de sonoridade. Os tempos de "The Soapmakers", o maior single editado pela banda de Neil Fallon e Tim Sult, já lá vai e os Clutch apresentam de disco para disco cada vez mais influências blues rock. Se a palavra de ordem há alguns anos era "agressividade", hoje é "groove". Como em tudo, existem aspectos que nunca mudaram, como as letras sarcásticas e por vezes a roçar o ridículo que a banda escreve.
Strange Cousins From The West foi apresentado pelo single "50,000 Unstoppable Watts", uma clara forma de os Clutch afirmarem que é esta a sonoridade da banda actualmente, o que pode até chocar fãs da sonoridade que demonstravam nos primeiros discos da carreira. Outras músicas altamente recomendáveis neste disco [bastante nivelado] são "Struck Down", "Minotaur" e "Freakonomics".
Os Clutch são, cada vez mais, uma banda de culto. Não que a sonoridade da banda seja inacessível a qualquer ouvido, mas a componente lírica faz com que ainda hajam muitos que não levem os Clutch a sério. Decerto que esse será um dos objectivos da banda: não ser levada demasiadamente a sério.
André Beda

Sem comentários:

Enviar um comentário