domingo, julho 22, 2012

Destaque: Programa 183

A 1 de Fevereiro de 1993 era lançado para o mercado o segundo longa-duração da banda de Oxford Cathedral.
Quando passam mais de 19 anos do lançamento de The Ethereal Mirror, um dos mais importantes do sub-género Doom Metal, o Ruído Alternativo revisita este trabalho e faz-lhe a devida homenagem.
As origens musicais estão nas décadas de 60 e 70, mas só a meio dos anos 80 se começou a ouvir falar no termo. Baseando o seu som em riffs mais lentos daqueles que eram moda no metal na altura (os do thrash-metal), bandas como Saint Vitus, Trouble e Pentagram começaram a dar que falar em terras do Tio Sam. Isto depois de bandas britânicas como Black Sabbath e Witchfinder General já terem dado uma dimensão mais negra e pesada ao rock de tendência psicadélica de Cream, Jimi Hendrix, Blue Cheer ou Deep Purple.
Apesar do público estar mais concentrado em sonoridades agressivas como o punk, o thrash ou o harcore - que germinava nas cenas regionais um pouco por todos os Estados Unidos - a influência desta estética prolongou-se até aos dias de hoje. Derivações como o stoner-rock, o metal gótico, o sludge, o drone, a introdução de elementos do Doom Metal no post-rock ou black metal comprovam a preponderância deste tipo de música no rock mais contemporâneo - revivalismos à parte.
Numa fase avançado do desenvolvimento do Doom, em 1993, a sonoridade é devolvida à Europa. Especial destaque para as ilhas britânicas onde emergiam os Cathedral com The Ethereal Mirror. Depois do lançamento deste clássico, a banda formada por Lee Dorian em 1989 - depois de se fartar da velocidade do grindcore dos Napalm Death - daria largas à criatividade. Afastou-se da sonoridade dos dois primeiros discos e enveredou por caminhos mais psicadélicos e ambientais. Recorde-se ainda que a banda anunciou a sua retirada da música para este ano, estando ainda previsto o lançamento de um novo álbum.
Destacado:

  • "Grim Luxuria";
  • "Enter The Worms";
  • "Midnight Mountain";
  • "Ride";

Sem comentários:

Enviar um comentário