domingo, julho 08, 2012

Destaque: Programa 181

A 30 de Janeiro de 1996 era lançado para o mercado o segundo longa-duração da banda de Chicago Tortoise.
Quando passam mais de 16 anos do lançamento de Millions Now Living Will Never Die, um dos mais importantes do movimento Post-rock, o Ruído Alternativo revisita este trabalho e faz-lhe a devida homenagem.
Termo com origem na imprensa musical, o Post-rock surgiu inicialmente para descrever o som de bandas que incorporavam elementos estranhos ao rock. Depressa se tornou um género musical com fronteiras mais ou menos rígidas, graças a grupos como os revisitados Tortoise, Sigur Rós, Mogwai ou Bark Psychosis. Desde que Simon Reynolds aplicou o termo ao disco Hex (1994) dos Bark Psychosis, os pontos geográficos da cena e as misturas com outros estilos musicais (da música electrónica ao metal) têm-se multiplicado.
O Reino Unido e os Estados Unidos foram a base de grande parte do movimento Post-rock que teve a sua primeira grande vaga na década de 90, embora tenha começado a desenvolver-se na década de 80 com a introdução de dub e krautrock ao som dos Public Image Ltd. O jazz, o sludge metal, doom metal, a música ambiente, o shoegaze, o noise rock, o post-punk, o art rock, o minimalismo e o rock progressivo são os géneros aos quais o Post-rock tem bebido desde a sua criação até aos dias de hoje. Um rock experimental com os Velvet Underground como esboço.
Já em 1996, e dois anos depois da criação 'oficial' do termo Post-rock na revista Mojo por Simon Reynolds, os Tortoise lançaram o seu segundo longa-duração, Milllions Now Living Will Never Die. Com este disco o próprio termo Post-rock confundiu-se com a expressão "tortoise-sound" e transformou a própria banda num dos maiores ícones do género, para além de trazer para o mainstream um som de nichos. Este é «O» disco do Post-Rock para ouvir numa emissão especial onde damos conta dos passos de uma das mais recentes derivações do rock para massas.
Destacado:

  • "Along The Banks Of Rivers";
  • "The Taut And Tame";
  • "Glass Museum";
  • "Dear Grandma And Grandpa";

Sem comentários:

Enviar um comentário