quinta-feira, julho 26, 2012

A Análise: The Glockenwise - "Building Waves"

Há uns anos que Coimbra parece marcar passo quanto ao surgimento de novas bandas rock. Se até 2007 (sem precisão alguma) a terra dos estudantes era tida como a capital do rock em Portugal, nos últimos cinco anos (sem precisão outra vez) é Barcelos que tem batalhado por esse estatuto. E se a terra do galo mais famoso de Portugal não é já o centro nacional desta música dos diabos, para lá caminha. É de lá que têm surgido muitas das novas propostas para o rock nacional: Black Bombaim, Aspen, Killimanjaro, The Glockenwise, entre outras.
No meio de incontáveis grupos que a cidade nortenha tem para oferecer, para além dos inúmeros eventos e entidades que promovem o seu rock, existem os Glockenwise. A banda veio para a ribalta com o contagiante single "Bardamu Girls", cujo o vídeo transforma uma desinteressante aula de hidroginástica numa festa. O álbum de estreia, Building Waves, trouxe para a banda o reconhecimento por parte da MTV (os responsáveis do canal no Canadá até vieram a Portugal) e pôs a ganga de novo na moda.
E rapaz ou rapariga que gosta umas boas jeans claro que tem de ouvir garage rock. Em Building Waves ouvimos os Ramones, os nuggets dos anos 60 e sentimos mais uma vez o revivalismo de um género que trouxe à baila os The Hives, Eagles Of Death Metal ou até mesmo os The Black Keys. Os Glockenwise cumpriram o seu dever com este disco e construíram oito sólidos e capazes singles. Dos Beatles aos Stooges e dos Beach Boys aos MC5. Assim mandam a regras do rock de garagem.
Carlos Montês

Sem comentários:

Enviar um comentário