sexta-feira, julho 27, 2012

A Análise: The Allstar Project - "Into The Ivory Tower"

Segundo longa-duração para um dos grupos mais excitantes do rock underground nacional. As referencias dos Allstar Project situam-se algures entre os complexos e diversos universos do post-rock de do shoegaze. Apesar destes dois rótulos primarem pela continua exploração intensiva de cada tema, que tem como resultado (normalmente) faixas mais longas daquelas a que estamos habituados na música popular de massas, Into The Ivory Tower é o primeiro trabalho onde a banda realmente se deixa levar por esse espírito de jam. O primeiro onde baseiam toda a sua musica na complexidade do seu som, despido de algo mais que criação musical sem barreiras. Como em qualquer grupo instrumental, refrões pegajosos não entram na equação. Até poderia ser uma desvantagem, mas nestes tempos que vivemos já se pode falar num renovado interesse pela música puramente instrumental - facto que coloca os Allstar Project na crista da onda. Aliás, Into The Ivory Tower não passou ao lado da crítica (boas críticas em consagradas publicações nacionais), nem ao lado do público (20º lugar na lista de melhores de 2011 para os leitores da revista Blitz).
Musicalmente falando, há espaço para um pouco de tudo neste disco: nunca violinos e distorção de guitarra juntos tinham feito tanto sentido. Porém, Into The Ivory Tower não é apenas mais um disco barulhento. Há nele melodias semi-celestiais que nos transportam para outra dimensão. Nesses momentos, e por vezes até nos mais abrasivos, parece um álbum vindo de outro planeta. Como uma viagem cósmica plena de diferentes sensações sonoras. Referência especial ainda para o baixo, que se ouve com facilidade, mesmo com tamanha quantidade de distorção de guitarras, não se limitando a ser o carril rítmico do disco. É parte integrante do produto final. No final de rodar o disco, não podemos dar por perdidos os 53 minutos em que os Allstar Project colocam à prova as suas capacidades musicais, tendo criar algo fora do ordinário. E esse, meus amigos, deveria ser o objectivo de toda a musica.
André Beda
Apaixonar-se pela música instrumental nem sempre é fácil. A falta de uma voz, de um refrão ou de uma mensagem por vezes dificulta o processo de entendimento de uma canção. Pensar dá trabalho. No entanto, no reverso da medalha da música instrumental temos esta como uma fonte rica de inspiração à imaginação e vice-versa. As imagens que são criadas não são nítidas, os videoclips e histórias mentais que se criam são sempre diferentes e a fantasia e o sonho agradecem. O post-rock, no meio disto tudo, é um dos oásis desta matéria quase alucinogénica. Transforma o rock em música com tons clássicos e põe-nos a viajar.
Em Portugal, esta língua, que já leva umas duas décadas de desenvolvimento, tem sido claramente bem recebida. Os Linda Martini estão no trono (com uma veia punk/hardcore bem demarcada), enquanto nos últimos anos despontaram os Indignu e os Catacombe, nomes a consultar. No entanto, desde 2001 que é o super-grupo 'quase mistério' The Allstar Project que tem usado e abusado do dicionário post-rock em Portugal, mostrando-se como conhecedores absolutos das entranhas do género. Depois Your Reward… A Bullet (2007), o álbum estreia do conjunto, e de dois EPs (dedicados às ilhas das Berlengas e à Morte), Into The Ivory Tower é o nome do novo álbum. Trabalho que lhes rendeu, finalmente, os aplausos e o reconhecimento merecidos por toda a comunidade indie/alternativa nacional.
Obrigatória nos nos auscultadores de um melómano, os Allstar cresceram como grupo neste segundo disco. A engrenagem entre os músicos está melhor, a qualidade de execução, captação, gravação e produção estão soberbas e o resultado só poderia ser um grande disco; para 2012 e para este novo século da música portuguesa. Detalhado, minucioso e pormenorizado, tudo sinónimos que demonstram o imenso potencial, talento e brilhantismo dos ilustres despercebidos Ramon, Nuñez, Sawyer, Velásquez e Paco. Viagens sonoras equiparadas às dos Mogwai ou Explosions In The Sky - a/o playlist/saco em que os críticos estrangeiros - que já os conhecem - os colocam. Um disco que vale pelo seu todo e que ganha a cada nova audição. Uma banda de culto para estimar e conhecer.
Carlos Montês

Sem comentários:

Enviar um comentário