segunda-feira, junho 01, 2009

Comentários/Respostas: Maio de 2009 por Carlos Montês

Fora D'Horas: Dia 16 e 17 de Maio de 2009 [15-05-2009]
"Smix Smox Smox! Já era sem tempo que passavam num dos vossos programas.
Compreendo que o tenham colocado no Fora D'Horas, eles estão mais virados para a comédia mas talvez com o álbum de estreia na Flo Caveira conseguiam chegar a mais lares e subir mais alto.
Parabéns.
Apesar do apoio às bandas de garagem não ser assim tão intenso como se pedia estão a fazer um óptimo trabalho, e fazem-no também com os concertos. A vossa rádio é pequena o que compreende-se que não haja grande espaço para o rock e o underground mas vocês têm dois grandes programas e isso deve ser dito.
"...eu tenho uma bisnaga!"
Cumps."
por Diogo Peti [16 de Maio de 2009 - 02:47]
Resposta do Ruído Alternativo:
Olá Diogo Peti,
Antes de mais quero agradecer o teu comentário.
Depois dizer-te que quanto ao Fora D'Horas recebemos vários mails por semana e tentamos promover as bandas [rock] que nos vão enviando músicas, divulgando-as aqui no blog e no programa.
Sabemos que é muito pouco o que mostramos das bandas, poderiamos fazer melhor, no entanto, já é um sinal claro que queremos mostrar ao apoiar as bandas underground portuguesas.
O que por vezes acontece é não recebermos mails numa determinada semana, então nesse caso eu e o André Beda pesquisamos na Internet com o objectivo de encontrar, cada um de nós, uma banda para poder divulgar. Recorremos também a uns álbuns de download legal existentes no Círculo de Fogo, com o qual temos uma parceria, e ainda a outros blogs a que fazemos promoção neste espaço online.
Os Smix Smox Smux foram daquelas bandas muito interessantes que descobri no "km 0 (zero)" que dava na RTP2, que parece que vai voltar a dar, e com a qual criei logo um carinho muito especial e pessoal.
Cheguei a pensar em colocá-los mesmo no Ruído Alternativo mas pensei que seria melhor primeiro divulgá-los no Fora D'Horas e esperar que o álbum de estreia deles, a ser editado brevemente, saia para aí pensar na possibilidade de os colocar no RA.
A razão que também contribuiu para os colocar no Fora D' Horas foi essa mesmo: "...eles estão mais virados para a comédia...", pelo que seria muito percipitado colocá-los no RA.
Temos noção que poderíamos fazer muito melhor com o segundo programa - o Fora D'Horas, mas esse trabalho exigiria um maior envolvimento com entidades underground e também terímaos de nos colocar no "terreno" para entender melhor a cena underground portuguesa, mas não estamos, ainda, preparados para o fazer.
O projecto principal, e verdade seja dita, é o RA, no entanto estamos orgulhosos com a criação do Fora D'Horas, este que se deveu ao facto de algumas das bandas portuguesas que nos contactavam não conseguirem espaço para o tipo de programa que é o RA.
Obrigado pelo teu comentário, e continua a ouvir!
Playlist: Programa 34 (25 de Abril de 2009) [26-04-2009]
"Daqui Maglor dos EQUALEFT. Agradeço imenso terem passado a Playback!"
por Maglor [20 de Maio de 2009 - 00:00]
Resposta do Ruído Alternativo:
Olá Maglor,
Como deves imaginar ficámos radiantes com o teu comentário. É sempre bom ler comentários, mesmo que pequenos, e ainda por cima de um dos membros dos Equaleft.
Por acaso decobri o vosso EP no Portugal Underground e vi nesse uma música que poderia, finalmente, servir de homenagem a esse grande nome da música portuguesa que é Carlos Paião.
É certo que nenhuma das músicas originais do Paião poderiam entrar nas nossas playlists mas, no entanto, sabiamos que muitas bandas rock/metal tinham feitas algumas versões dele e quando descobri a vossa pudémos fazer o que anteriomente queríamos fazer: homenagear Carlos Paião.
De qualquer maneira, e sem desprimor à vossa banda e aos vossos originais, passamos no Domingo uma original vossa, também em tom de agradecimento pelo teu comentário.
Já agora, quando tiveram novidades sobre álbuns ou concertos vossos estejam à vontade para nos informar.
Mais uma vez obrigado e continuação de um bom trabalho.
Antevisão: 23 de Maio - Programa 38 [20-05-2009]
"Hey tudo bem!
1.º muita música portuguesa esta semana - muito bem!
2.º os Creedence, há´muito tempo que não os ouvia e que não passavam na rádio - sim senhor!
3.º 'tou a ver que Julho é um mês a não perder com as vossas emissões especiais festivais de verão!
Estão de parabéns!
Cumprimentos"
por Tiago [22 de Maio de 2009 - 20:58]
Resposta do Ruído Alternativo:
Olá Tiago,
Realmente no Programa 38 passámos bastante música portuguesa: em 24, 8 eram nacionais.
Desde sempre definimos que no mínimo passaríamos 25% de música portuguesa no RA, não por obrigação mas pela necessidade de mostrar o que de bom se faz e se fez em Portugal.
Se calhar poderíamos passar muita mais mas se não definíssemos no mínimo 6 bandas/artistas portugueses por programa e ultrapassássemos esse número em grande escala a cada emissão hoje não teríamos assim tanta música para escolher nos próximos programas.
Já estamos com 39 programas feitos e, como indicam os números que vamos actualizando semanalmente no blog [na barra lateral direita], já passámos 940 músicas, sem repetir alguma, 668 das quais internacionais e 272 nacionais, o que representa 71% de música internacional e os restantes 29% de nacional [arredondado à unidade], o que significa que o nosso objectivo quanto à música nacional está a ser cumprido, quer as horas do nosso programa sejam ou não visadas pela lei de um mínimo de música portuguesa imposta às rádios portuguesas. Ainda orgulhamo-nos de dizer que pelo RA já passaram 357 bandas/artistas, dos quais 95 são nacionais!
Quanto aos Creedence Clearwater Revival descobri-os há pouco tempo e fiquei admirado com a sua qualidade num período de activadade que se estendeu entre 1967 e 1972, pelo que era inevitável que mais tarde ou mais cedo os colocasse num dos nossos programas.
Já tive mais alguns comentários sobre esta banda e a escolha para este programa e todos eles foram positivos, pelo que estou satisfeito pelo resultado da sua inclusão.
Quanto ao mês Julho, e como se nota pelas imagens à direita no blog, vamos estar focados na época festivaleira que aí vem. Numa espécie de antevisão, as emissões especias que anunciamos irão mostrar o quão rico será este ano, relativamente aos festivais. E isto só falando nos maiores festivais porque ao longo dos meses temos vindo a anunciar nas "Notas Alternativas" vários concertos em nome próprio que se avizinham para este ano e outros festivais, ditos, menores.
Só para exemplo, os Green Day voltam cá em Setembro, os Rammstein passam por Portugal a Novembro, AC/DC actuam depois de amanhã, dia 3, entre tantos outros.
No entanto, esperamos que compreendam que não temos espaço para todos os festivais pelo que fixaremos pelos maiores festivais.
Dentro em breve avançaremos mais pormenores sobre estas emissões. É só estarem atentos.
Obrigado pelo teu comentário e continua a ouvir-nos.
Continuem a comentar aqui no blog!
Digam, de vossa justiça, o que acham do programa e de tudo o que andamos a fazer aqui na web.
Responderemos a todos os comentários da melhor forma.
No dia 1 de Julho voltaremos com todos os comentários de Junho.
Até lá boas audições!
Ruído Alternativo
O teu programa rock!
&
Fora D'Horas

Sem comentários:

Enviar um comentário