quinta-feira, janeiro 27, 2011

A Análise: Bunnyranch - "If You Missed The Last Train..."

If You Missed The Last Train marca o regresso, e de que maneira, dos Bunnyranch à boa forma. Nestes últimos quatro anos a banda deve ter tido tempo de tomar o pulso ao público: será este conservador em relação aos Bunnyranch? Claramente. Mas há alguma razão de ser.
Lembro-me de entrevistar esta banda na ressaca da morte de Lux Interior lembro-me do quanto emocionado ficou Kaló quando o assunto veio à baila. Se dúvidas houvessem ficou ali provado que os Cramps são uma das maiores referências dos Bunnyranch. Foi assim desde o primeiro disco e não há mal nenhum nisso. Ainda para mais depois de Teach Us Lord... How To Wait ter provado que a banda conimbrigense veste muito melhor o fato do rockabilly psicadélico do que qualquer outro.
If You Missed The Last Train é o regresso ao registo que os velhos fãs de Bunnyranch já conhecem contem alguns grandes temas que nos remetem aos tempos de Luna Dance, tais como "Free To Shake, Free To Brake", e "Parasite Poor Mind". Contem também um single que, não sendo uma das melhores do disco, cumpre todos os requisitos de um single. É impossível acabar de ouvir "Where Am I? Where Are You?" e não continuar com o refrão na cabeça.
Mais uma vez afirmo: não há mal nenhum em ter influências, ainda para mais quando os níveis de qualidade destas são tão elevados. Antes de terminar esta análise apenas lanço um aviso: os Bunnyranch podem vir a sofrer um pouco pelo facto de recorrerem "demasiadas vezes à mesma fórmula", diz-se pela Internet. A mim, pessoalmente, não me parece que seja um caso assim tão gritante de repetição das mesmas ideias e melodias, mas a industria musical está como está e o público tem muito por onde escolher...
André Beda
2008 foi, a própria banda admitiu em entrevista ao Ruído Alternativo, um tiro ao lado na carreira dos Bunnyranch. Editou-se Teach Us Lord... How To Wait em duas partes, uma espécie de dois EPs que se tornariam num álbum, e a experiência correu mal - se a banda notou, quanto mais a imprensa e o público. Dali ouve-se um bom "EP", How To Wait, e um "EP" inferior, Teach Us Lord.... Se a isto juntarmos um pequeno recuo na carreira da banda e olharmos para o mui aclamado Luna Dance (2006) - o melhor trabalho da sua carreira até hoje - é de constatar que este registo de 2006 fez mossa na apreciação do seu trabalho em 2008. A banda consciente do que fez voltou ao formato habitual (integral) e lançou no início do ano passado o seu quarto disco de originais. If You Missed The Last Train... foi o título escolhido e voltámos à boa música por parte do quarteto de Coimbra.
Não temos aqui invenções, nem um olhar para um futuro, ou sequer novas ideias por parte dos Bunnyranch - essa é a (sempre subjectiva) verdade. Mas se a procura neste disco for de bom rock, não precisam de procurar mais, está aqui aquilo a que se chama um disco despreocupado e despretensioso. A banda parece, e depois do fracasso que foi Teach Us Lord... How To Wait, ter utilizado este disco como pretexto para voltar a olhar para o norte da sua carreira: o rock, o universo The Cramps, a boa música sem floreados, just rock n' roll - e bem que precisavam disso. Aqui estamos perante uma revisão da matéria dada em quase 10 anos de rock e, aparentemente, num fecho de ciclo.
If You Missed The Last Train... chega em boa-hora. Para além do alívio que foi ver que os Bunnyranch continuam em boa forma, é de louvar músicas tão simplesmente bem feitas, à medida do garage rock dos anos 80 e do rock tão demarcado como é o de Coimbra. Temos "Free To Shake, Free To Brake", "I Can't Set Myself Free", "Let's Beat'em All", "Parasite, Poor Mind" ou "Don't Dance To This Song", nem mais nem menos a personalidade e a força deste rancho. "Em equipa que ganha, não se mexe". Os Bunnyranch aperceberam-se e ganharam com isso mesmo. Aposta feita, aposta ganha.
Carlos Montês

Sem comentários:

Enviar um comentário