segunda-feira, janeiro 31, 2011

A Análise: Black Bombaim - "Saturdays And Space Travels"

Chamam-se Black Bombaim e são cabecilhas de uma vaga de bandas que nos 2000 têm vindo a saltar as fronteiras de Barcelos para brindarem o resto do país com rock de qualidade.
Muito cientes do que querem, como ficou patente na entrevista que deram ao Ruído Alternativo, os Black Bombaim não conseguiram uma visibilidade extraordinária com Saturdays And Space Travels, ainda assim constam em algumas listas de melhores do ano - um paradoxo - e receberam críticas a este disco muito positivas vindas do estrangeiro.
O caso não é para menos: nós portugueses, sabemos que se faz música de muita qualidade por cá (ou deveríamos saber), mas quando os primeiros acordes produzidos por um grupo português que alguém de fora ouve são da autoria dos Black Bombaim a reacção é de espanto. É verdade: a mensagem dos Black Sabbath na sua forma mais pura chega a Portugal tardiamente e pela mão de uns putos. Porquê tanto tempo? Estará algo errado? Talvez, mas falamos sobre isso noutro dia, noutro espaço.
Saturdays And Space Travels é um debitar constante de riffs monstruosos de guitarra e de baixo acompanhados por uma bateria frenética. O álbum foi lançado num único formato. Vinil, pois claro. Ouvir o lado A e o lado B do disco de seguida torna-se numa experiência muito mais completa do que ouvir a versão radiofónica (dividida em sete faixas) do disco. Este álbum é aquilo a que os Pink Floyd sempre gostaram de chamar "uma obra indivisível". Algo que pretendo demonstrar numa emissão do Ruído Alternativo, quando a situação se proporcionar. Porque não colocar o lado A deste Saturdays And Space Travels a tocar na integra numa das nossas emissões. Faz falta esse espírito na rádio.
Os Black Bombaim têm a consciência que nunca serão uma banda de massas. É impossível fazer músicas de 40 minutos e ao mesmo tempo ser-se comercial. Também não têm vocalista. Muita gente ainda tem a tendência de ver uma banda instrumental como uma banda menor. De qualquer forma, com um pouco mais de visibilidade em publicações nacionais e estrangeiras e se a fasquia de qualidade se mantiver elevada, os Black Bombaim têm a porta aberta para serem um grupo de culto. O ambiente psicadélico de Saturdays And Space Travels faz-nos ficar a salivar pelo seu sucessor, que já está a ser cozinhado.
André Beda

Sem comentários:

Enviar um comentário