sexta-feira, maio 01, 2009

Comentários/Respostas: Abril de 2009 por André Beda

Playlist: Programa 32 (11 de Abril de 2009) [12-04-2009]
"Olá!
Durante as últimas semanas tenho andado a ouvir o vosso programa, e tenho um grande agradecimento para vos fazer. Como já devem ter reparado, neste momento a nossa geração está completamente perdida no mundo da música artificial e cor-de-rosa, o que é extremamente deprimente. Maior parte das pessoas ou se esqueceram, ou nunca olharam (ouviram) o passado, o que significa que são completamente ignorantes no que toca às origens musicais. Há uns que dizem que são Punk ou anarquistas, e nem sequer sabem o que são os Sex Pistols e por ai adiante. E na minha opinião essa é a principal crise mundial a nível da música. Mas, felizmente, com pessoas como vocês que fazem programas de valor musical, há uma réstia de esperança. Por isso, obrigada.
Agora, tenho só mais uma pequena opinião a dar, que tal como disse não passa de uma opinião. Eu acho que vocês podiam tentar passar com maior frequência outro tipo de clássicos, musica, talvez, menos agressiva. Há tantos nomes que podem ser utilizados, como por exemplo: Bauhaus, The Clash, Frank Zappa, Jimi Hendriz, Joy Division, The Doors, Patti Smith, Pink Floyd, The Velvet Underground, David Bowie… sei lá há tanta coisa, acho que também podiam apostar noutros campos musicais, mas isso é convosco. Grande Programa! Continuem!
Com os melhores cumprimentos Inco6nita."
por Anónimo [13 de Abril de 2009 - 11:50]
Resposta do Ruído Alternativo:
Boas,

Deixa-me antes de mais nada agradecer o teu comentário e os elogios que nele fazes ao Ruído Alternativo.
Sempre foi um objectivo do Ruído Alternativo dar a conhecer música que o publico não tem oportunidade de ouvir com grande frequência. No teu comentário falas em qualquer coisa como "a nossa geração está completamente perdida no mundo da música artificial e cor-de-rosa", o que podemos considerar verdade. No entanto, temos de ver que vivemos numa era em que as pessoas se acomodaram e, em relação à música, as consequências são que quem não tem gosto em descobrir coisas novas "comem" o que vai aparecendo na comunicação social. A verdade é que as máquinas estão bem montadas para só uma pequena percentagem de todas bandas e artistas que existem possam vender o seu trabalho.
Ou seja, talvez devesse haver um padrão de exigência maior quanto ao que passa na comunicação social, afinal um dos poderes da comunicação social é moldar a mente de cada um (quer isso seja bom ou mau) e neste caso estamos a falar do nível de cultura do país e do mundo.
Sendo assim, a sociedade acaba por, quase que, "obrigar" as pessoas a ouvir coisas, em muitos dos casos, sem o mínimo de qualidade.

Quanto às sugestões que fazes posso dizer-te que só não passamos três dos nomes que referes: Frank Zappa, Bauhaus e Patti Smith - nomes sem dúvida a ter em conta e que mais tarde ou mais cedo vão aparecer nas playlists do RA.

Até à próxima.
Playlist: Programa 32 (11 de Abril de 2009) [12-04-2009]
"Nao ha podcasts?"
por Anónimo [13 de Abril de 2009 - 14:30]
Resposta do Ruído Alternativo:
Boas,

Não és a primeira, nem serás certamente a última pessoa que fala em podcasts, mas nesta altura nós os dois também não sabemos bem o que responder. É um assunto que pelos vistos ainda vai demorar mais algum tempo a ser resolvido...

De qualquer maneira continua atento ao blog e saberás todas as novidades em primeira mão.
Destaque: Loaded - "Sick" [25-04-2009]
"Acabei de ouvir Kasabian e fiquei surpreendido como eles continuam a evoluir, apesar do rock não ser de fácil distinção eles continuam a fazer um óptimo trabalho.
Pelo que disseram agora, antes de irem para intervalo vão passar a nova dos Wolfmother, brutal!
O quanto não vibro ao ouvir "Joker & The Thief", "Woman", "White Unicorn"... grande álbum de estreia, vamos lá ver o que vem aí.
Estou a ver que estão a par do que de novo se tem feito por aí, no mundo da música, grande trabalho!
E ainda bem que há emissão on-line senão perdia este excelente programa!
Ah! Para terminar eu só vos tenho acompanhado desde a entrevista que tiveram com os Xutos, se pudessem arranjem podcasts é que pelas playlist que tenho visto há muita coisa para ouvir e descobrir!
Continuem assim!
Cumprimentos. JCS"
por JoãoCS [26 de Abril de 2009 - 17:57]
Resposta do Ruído Alternativo:
Olá JoãoCS,

Os Kasabian são para mim, uma das melhores coisas que têm saído das ilhas britânicas nos últimos dez anos. "Club Foot", "LSF", "Shoot The Runner" e "Vlad The Impaler" - tudo grandes singles que os Kasabian foram atirando cá para fora desde que começaram. Para além disso têm os dois primeiros àlbuns da carreira muito equilibrados e, a julgar por este single, o terceiro também vai no bom caminho. Os Wolfmother continuam iguais a si próprios, apesar da mudança de membros. Talvez com um som (ainda) mais hard-rocker, mas isso só poderemos afirmar quando ouvirmos o álbum inteiro.

Quanto aos podcasts, mais uma vez digo que, nos próximos tempos não teremos novidades nesse sentido, mas estamos a trabalhar nesse caso.

Muito obrigado pelo teu comentário e vai continuando a ouvir o programa sempre que puderes!
Playlist: Programa 34 (25 de Abril de 2009) [26-04-2009]
"cria saber como conseguíram criar uma radio.. para responder deixem comente no blog http://www.musicanomundo12c.blogspot.com/
aguardo resposta o mais rápido possível. obrigado"
por Anónimo [28 de Abril de 2009 - 11:07]
Resposta do Ruído Alternativo:
Boas,

Não sei se perceberam bem do que tratava o blog, nós não criamos uma rádio (esta já existe à uns anos valentes) apenas somos os autores, locutores e, nesse caso sim, criadores de um programa da Rádio Cartaxo chamado Ruído Alternativo.

De qualquer maneira, se precisarem de mais alguma coisa é só perguntar.

Cumprimentos.

Destaque: Loaded - "Sick" [25-04-2009]
"Olá pessoal, continuem com o bom trabalho que eu continuo a seguir!
Os Green Day vão lançar novo álbum, depois do rock-ópera "American Idiot" já têm o novo single deles?
Fico à espera de ouvi-lo brrevemente no vosso programa!
Grandes tardes de Domingo que tenho tido.

Como é que andam os podcasts?

Cumprimentos e keep rock'in!! \m/"

por Tiago [28 de Abril de 2009 - 17:46]
Resposta do Ruído Alternativo:
Olá Tiago,

Claro que o novo single dos Green Day já cá canta e poderás ouvi-lo em estreia no Ruído Alternativo no dia 9 de Maio ou nas repetições desse programa ao longo da semana.

Mais uma vez, digo que podcasts, para já, não são possíveis tê-los. Estamos a trabalhar na resolução dessa situação o mais brevemente possível.

Obrigado pelo teu comentário e vai continuando a ouvir o programa.
Discurso Alternativo: Born A Lion [23-04-2009]
"Já entrevistaram os Bunnyranch, os Fonzie, Xutos (apesar de não ter sido bem entrevista pelo que percebi) e agora Born A Lion.
Boas bandas portuguesas!
Os Fonzie preparam-se para lançar novo álbum, em protuguês [?] a ver pelo single de avanço - o que acho que é uma boa aposta, para finalmente o público português olhar para eles como uma das melhores bandas que portugal tem e com cartas dadas a nível internacional.
Os Bunnyranch são das melhores coisas de Coimbra com o penultimo álbum a tecer elogios de toda a imprensa - apesar deste último album em duas partes estar um bocado fraquito.
Os Xutos são sempre os Xutos!
E agora foram os Born A Lion. O que vibrei ao ouvir: "John Captain", "Rock n Roll Tone", "Soldier Blues" e, principalmente, "My Black Horse" no sábado passado em Santo Tirso! eles têm sem dúvida um grande álbum apesar de mencionar também aqui duas músicas do primeiro.
Gostei da frase, algo do género "oiçam a música com o coração" e "tou-me a cagar se digo que gosto de ABBBA e o pessoal diz-me que é demodé...", realmente devemos ouvir música sem preconceitos, e ouvir o que gostamos independentemente do que digam. Bela lição de moral que deram.
Quanto à entrevista vocês fizeram um bom trabalho e realmente o que interessa é eles "terem onde actuar!" mas como diziam existem condições básicas precisas para os artistas.
Já percebi que vocês se concideram amadores, no entanto parecem uns profissionais na escolha das músicas e nestas entrevistas que vão fazendo aqui e ali. Nota-se que apesar de apenas terem 18 têm um sentido de curiosidade pesquisa e procura continua que vos permite ter um grande "dicionario musical" nas vossas cabeças. hoje em dia é difícil encontrar pessoas tão novas assim. Afinal hoje os "putos" querem saber é se aquela música roda muito ou não numa determinada rádio e apenas ouvem singles sem ouvir álbuns, sem conhecer realmente os artistas, sem conhecer o seu trabalho total que é um álbum! e depois muitos dizem "eu curto bué Metallica, Nirvana, System Of A Down, Slipknot..." mas só ouviram a "Nothing else Matters", "Smells Like Teen Spirit", "Chop Suey!" e a "Psychosocial" mas nunca ouviram a "Last Caress", "Love Buzz", "Dreaming" ou a "SIC", isto recorrendo só a um exemplo.
Parabéns por isso. Parabéns por darem a conhecer mais bandas e mais músicas do que só aquelas que todos conhecem, é disto que precisamos, de putos como nós (afinal vocês são amadores) mas que nos dêm a ouvir música boa, música nova e que se arrisquem a passar músicas que só a Antena 3 ou o "Fogo no Gelo" se arriscam a passar! Há que remar contra a maré e vocês fazem isso.
Eu só tenho 19 anos, mas muita da música que conheço pesquisei nunca ouvi na radio. Força nisso."
por Ttiago [28 de Abril de 2009 - 18:08]
Resposta do Ruído Alternativo:
Olá Ttiago,

Nós arriscamos a passar este tipo de músicas menos comerciais, porque nos foi dada essa liberdade, não fosse o RA um programa de autor. Arriscar a sério, acho que foi no momento em que mandamos um e-mail ao director de antena da Rádio Cartaxo, Joaquim Palmela.
De qualquer forma, acho que o RA, depois de alguns primeiros programas em que tivemos de recorrer a músicas minimamente conhecidas para agarrar um público apreciador de rock, estamos finalmente a entrar por caminhos mais alternativos (bom exemplo disso é o destaque a Evisceration Plague, dos Cannibal Corpse, já no próximo Ruído).
Quanto às entrevistas, que são uma boa forma de por a falar de música quem realmente a faz em vez destes dois rapazes de 18 anos, têm sido bastante ricas em conteúdo. A dos Bunnyranch foi a mais divertida e esta última com os Born A Lion, foi aquela em que mais de música (propriamente dita) se falou, com algumas frases como as que referes que vale a pena reter.

Obrigado pelo teu comentário e vai ouvindo o programa sempre que puderes.
Pessoal continuem a comentar aqui no blog!
Digam, de vossa justiça, o que acham do programa e de tudo o que andamos a fazer aqui na web.
Responderemos a todos os comentários da melhor forma. No dia 1 de Junho voltaremos com todos os comentários de Maio.
Até lá boas audições!
Ruído Alternativo
O teu programa rock!
&
Fora D'Horas

Sem comentários:

Enviar um comentário