sábado, fevereiro 14, 2009

Destaque: Xutos & Pontapés - "Circo De Feras"

Em Fevereiro de 1987 sai o terceiro álbum da carreira dos Xutos & Pontapés. Circo De Feras é o nome deste álbum e, rapidamente, com o seu lançamento, músicas como "Contentores", "Não Sou O Único" e "Circo De Feras" são entoadas exaustivamente pelo povo português até aos dias de hoje. Para o próximo mês será lançado o 12.º registo da carreira.
Este álbum marcou a música portuguesa, para além de ser considerado o maior álbum [rock] português, a banda começara aqui a sua afirmação como a maior banda de Portugal de sempre, e ainda em actividade. Circo De Feras, para além do seu mega-sucesso, foi, ainda, pretexto para que em 2007 se tenha realizado um espetáculo de comemoração dos 20 após o seu lançamento.
Os Xutos & Pontapés são o nome incontornável da música portuguesa e não há, com toda a certeza, uma geração lusa que nunca tenha cantado, com os pulmões bem abertos, um dos muitos sucessos/hinos que fazem parte da carreira desta banda.
Para além do significado deste álbum para a música portuguesa, a banda de Zé Pedro, Tim, Kalu, João Cabeleira e Gui foi condecorada, em 2004, por Jorge Sampaio, na altura Presidente da República, com a Ordem do Infante D. Henrique, feito de que muitas poucas bandas se podem orgulhar de ver reconhecido.
Deixo-vos com uns excertos do editorial de Luís Guerra publicado no Jornal Optimus/Blitz - lançado gratuitamente com a revista Blitz, correspondente ao mês de Fevereiro, que justificam, e bem, o significado desta banda em Portugal [espero não estar a fraudar o trabalho de outras pessoas]:
“ (...) provaram à sociedade que é possível viver da música eléctrica feita em Portugal. Sem eles, muito provavelmente, não existiriam bandas portuguesas, salas de espectáculos, editoras, programas de rádio, ou uma revista (...) os Xutos & Pontapés nasceram da vontade de inventar uma vida nova, com tudo o que isso implica em termos de circuitos para actuações, profissionalização de estruturas e criação de públicos. (...) naquele tempo, os espectadores de um espectáculo de rock não sabiam como se comportar (...) Não sabiam coisas tão simples como o que fazer, se dançar, se ficar parado, abanar a cabeça ou levantar os braços. Pois é, os Xutos & Pontapés são o início da história do rock em Portugal. E 30 anos depois continuam a ser «a» banda rock em Portugal.
(…)
Hoje, eles são, muito à maneira dos Rolling Stones, a bandeira do rock’n’roll em Portugal. Provaram que o rock não é coisa só para jovens inconscientes (mas também!), nem para inadaptados (idem): o rock é a vida deles. E, por causa disso, também passou a ser um bocadinho da nossa. Obrigado e parabéns!”
por Luís Guerra,
in XXX [Editorial]; Jornal Optimus/Blitz; Fevereiro 2009, n.º10
O Ruído Alternativo revisitou este álbum no dia 14 de Fevereiro, e queremos saber o que acharam deste destaque.
As faixas destacadas no programa foram:
  • "N'América"
  • "Sai P'rá Rua"
  • "Vida Malvada"
  • "Circo De Feras"

O que achaste do destaque a Circo De Feras dos Xutos & Pontapés?

1 comentário:

  1. Só para avisar que vos estou a fazer publicidade no Twitter, em www.twitter.com/PatyL , depois quero no mínimo 20% dos lucros! :p


    PatyL

    ResponderEliminar