quinta-feira, fevereiro 22, 2018

Colecção RA: The Fall - "This Nation's Saving Grace" (1985) & UHF - "À Flor Da Pele" (1981)

Isto passa num instante e Março já bate à porta. No último Domingo de Fevereiro o Ruído Alternativo volta a olhar para rubrica Colecção RA e traz dois clássicos incontornáveis do mesmo fuso horário: This Nation's Saving Grace (1985) dos britânicos Fall e À Flor Da Pele (1981) dos lusos UHF.

As razões para a inclusão destes discos na nossa colecção são explanadas em baixo, mas fazemos já um intróito: Mark E. Smith morreu aos 60 anos, depois de 42 anos ligado aos Fall, e os UHF sopram 40 velas em 2018.

Um programa a não perder!

1ª parte:

Desde o início de 2017 que se falava na condição de Mark E. Smith. O eterno líder dos Fall há muito que estava doente e o cancelamento de concertos, bem como actuações onde este se apresentou numa cadeira de rodas, faziam temer o pior. O seu último concerto foi a 4 de Novembro de 2017, em Glasgow - e até havia um concerto marcado para o Porto nesse mês (cancelado) -,... até que a 24 de Janeiro deste ano a notícia chegou. Mark morreu em casa, aos 60 anos, após uma longa batalha contra o cancro dos pulmões e dos rins, tudo após uma vida de abuso de álcool e drogas. Aquele que foi um dos grandes ícones da música alternativa, underground e independente, para além de porta-estandarte do post-punk, sucumbiu e deixou 31 LPs de estúdio com os Fall - sem contar com os inúmeros EPs, singles, álbuns ao vivo e compilações -, e ainda trabalhos com o projecto Von Südenfed, ao lado de Ed Blaney e também dois discos a solo de spoken word. Todavia, o destaque, claro está, vai para os Fall, onde esteve desde o início, de 1976 até 2018, perfazendo 42 anos de ligação a esta banda que sempre esteve a um passo do sucesso e do mainstream. Esse degrau esteve perto na década de '80, época onde os Fall lançaram os seus mais relevantes discos e que viriam a influenciar as dissonantes gerações seguintes. Morre um monstro da música alternativa, mas fica a sua música, como o Ruído prova este Domingo com o álbum This Nation's Saving Grace de 1985.
CM

The Fall

2ª parte:

No ano em que os UHF celebram 40 anos de carreira, fazemos entrar na prateleira de discos da Colecção RA À Flor Da Pele - denominado por muitos como "a bíblia do rock português". António Manuel Ribeiro e companhia preparam um 2018 em cheio, com a tour 40 Anos e a promessa de um novo registo de originais, com detalhes que revelamos ao longo da próxima emissão do Ruído Alternativo. Quanto ao disco escolhido, é inevitável que seja À Flor Da Pele, obra essencial para perceber o determinante papel dos UHF no boom do rock português, movimento de que foram figuras de proa e uma das bandas que manteve a sua actividade mais regular até aos dias de hoje, apesar de inúmeras mudanças na formação. Um história recheada de desavenças, incompreensões e muito rock n' roll para conhecer nesta vindoura emissão.

AB

UHF

Ruído Alternativo: Domingo22h-24h na Tejo FM (emissão online aqui).

Sem comentários:

Enviar um comentário