sábado, fevereiro 24, 2018

Antevisão/Destaques: Programa 358

Amanhã, o Ruído Alternativo faz regressar ao éter a habitual rubrica de final de mês desta casa: a Colecção RA. Mais dois discos vão entrar na prateleira: This Nation's Saving Grace dos The Fall, banda que perdeu recentemente o líder Mark E Smith, e ainda À Flor Da Pele dos UHF, a propósito das comemorações dos 40 anos da banda de Almada.

Dois discos com história para ouvir e conhecer no próximo programa e sobre os quais falamos um pouco em baixo.

1ª parte:

(1985) The Fall - This Nation's Saving Grave

Comecemos pelo óbvio: os Fall não são uma banda do mainstream nem nunca alcançaram um sucesso retumbante - longe disso. Foram picando as tabelas de discos mais vendidos do Reino Unido, palmilharam as tabelas de lançamentos independentes e, por vezes, lá introduziram um ou outro single na tabela de sete polegadas mais vendidos. The Fall foram uma banda que lançou muito material e aos quais sempre se vaticinou o sucesso, principalmente na década de '80, mas nunca confirmaram essas expectativas. E foi nessa sua época dourada que lançaram alguns dos mais aclamados discos da música alternativa desse decénio: The Wonderful And Frightnening World Of... (1984), This Nation's Saving Grace (1985), Bend Sinister (1986), The Frenz Experiment (1988) e I Am Kurious Oranj (1988). Posto isto, e para além de serem referência para nomes como Pavement, Happy Mondays, Sonic Youth ou Pixies, os Fall viveram sempre num "entra-e-sai" de músicos [uma lista que ultrapassa as 40 pessoas!]. Mark E. Smith foi o único que se manteve - e também foi pelo seu feitio que os seus colegas foram saindo e entrando -, mas não foi por isso que perderam o seu culto e influência. This Nation's Saving Grace é, provavelmente, o seu melhor disco - que trazemos cá este Domingo -, lançado no seu auge e a bordo de um barco onde, para além de Smith, estavam Steve Hanley, Craig Scanlon, Brix Smith, Simon Rogers e Karl Burns. Um registo que se transformou num dos bons manuais para música alternativa e para o post-punk. Agora é recordá-lo depois da morte do seu mentor.


CM

2ª parte:

(1981) UHF - À Flor Da Pele

O ano de 1981 foi o da consolidação do chamado boom do rock português e uma das bandas que deu o tiro de partida do movimento (com "Cavalos De Corrida") lançou então o seu disco de estreia. Os UHF, vindos da cidade operária de Almada, já tinham mostrado nervo punk e atitude contestatária antes, mas como seria a sua música servida na tela maior? Gravado sob o manto protector da poderosa Valentim de Carvalho, À Flor Da Pele foi registado em 12 pistas e lançado em vinil de qualidade superior, normalmente reservado à música clássica. Não é por isso de estranhar que objecto de som tão cristalino seja considerado por muitos "a bíblia do rock nacional". Condições técnicas à parte, há ainda o talento puro e duro nos integrantes do "canal maldito": o baixo marcante de Carlos Peres, a bateria forte de Zé Carvalho, o brilhante trabalho de guitarra de Renato Gomes e poesia de António Manuel Ribeiro à solta por todos os cantos. Assim se escreve a história de um dos grandes álbuns da música moderna portuguesa, para conhecer com todo o detalhe no programa de amanhã.

AB

Ruído Alternativo: Domingo22h-24h na Tejo FM (emissão online aqui).

Sem comentários:

Enviar um comentário