sexta-feira, novembro 24, 2017

Colecção RA: Ornatos Violeta - "Cão!" (1997) & AC/DC - "Back In Black" (1980)

Novembro está a chegar ao fim e no Ruído Alternativo voltamos a olhar para dois discos clássicos com a rubrica que fecha todos os meses de emissões na Tejo FM. Para esta edição, no próximo Domingo, trazemos um disco nacional que faz 20 anos em 2017, Cão! dos Ornatos Violeta, e um dos grandes discos saídos da Austrália que conquistou o mundo, Back In Black de 1980 dos AC/DC, uma semana depois da morte de um dos seus fundadores, Malcolm Young.

---

Foi a 15 de Setembro de 1997 que saiu um dos melhores álbuns da década de '90 portuguesa. Cão! foi o nome dado à estreia dos portuenses Ornatos Violeta, banda que nos seis anos anteriores foi crescendo na sua relação com a música. Começaram como Suores Dos Reis; tiveram vários elementos até à cristalização da sua formação; passaram por vários concursos e compilações; passearam-se por França e pela Alemanha; até que num concerto no mítico Johnny Guitar, em Lisboa, conseguiram o contrato que fez nascer o seu primeiro LP. Volvidos 20 anos, os Ornatos são um dos maiores nomes do rock nacional e originaram um culto que cresceu ainda mais com o advento da Internet. Há quem afirme que a música portuguesa ficou orfã com o fim do grupo, mas temos sempre a sua música para ouvir a uns cliques de distância. No Domingo, o Ruído Alternativo põe mãos à obra e conta a história dos primeiros passos de cinco amigos que cravaram o seu nome na história da música nacional a letras de ouro.

CM

Ornatos Violeta

---

No passado dia 18 desapareceu mais um dos grandes nomes do rock. Malcolm Young sucumbiu pacificamente em sua casa, rodeado da família, depois de sete anos marcados por vários problemas de saúde - três dos quais fora da sua banda de sempre, os AC/DC. O mundo do rock enlutou-se e celebrou a música do guitarrista australiano, figura maior deste universo durante quatro décadas. Mais uma vez, o Homem desaparece, mas a obra perdura e será celebrada em mais uma edição da rubrica Colecção RA com o mega-sucesso dos AC/DC, Back In Black. Um disco nascido em circunstâncias difíceis, para ouvir e conhecer na próxima emissão do Ruído Alternativo.

AB

AC/DC

Ruído Alternativo: Domingo22h-24h na Tejo FM (emissão online aqui).

Sem comentários:

Enviar um comentário