sexta-feira, abril 27, 2018

Colecção RA: Capitão Fantasma - "Hu Uá Uá" (1992) & Smashing Pumpkins - "Siamese Dream" (1993)

Abril, o mês da liberdade, não acaba sem mais uma edição da rubrica Colecção RA, como é habitual nesta casa. No próximo Ruído Alternativo há mais dois discos com história para conhecer ao longo de duas horas de programa: Hu Uá Uá, a estreia de 1992 dos nacionais Capitão Fantasma, e ainda Siamese Dream, álbum lançado em 1993 pelos Smashing Pumpkins. Em baixo, ficam as razões que trazem estes dois trabalhos à próxima emissão.


1ª parte:

Em 2018, os Capitão Fantasma comemoram 30 anos de actividades com uma série de datas por todo o país. Este foi um percurso que começou a todo o gás com Hu Uá Uá - trabalho de 1992 que lhes rendeu uma assinalável exposição nos media nacionais. Apesar disso, a carreira dos Capitão tem sido tudo menos fácil e regular: para terem uma ideia, 11 anos separam os lançamentos do segundo e terceiro LPs do grupo. Paralelamente, contamos ainda a história de vida de Jorge Bruto, líder da banda e figura ímpar do rock underground português, desde as primeiras músicas escritas no quarto de João Ribas até aos dias de hoje. Tudo boas razões para ficarem ligados ao próximo Ruído Alternativo.

AB

Capitão Fantasma

2ª parte:

Estamos em 2016, ano em que Billy  Corgan, James Iha e Jimmy Chamberlin actuaram juntos, de novo, em palco, a propósito do aniversário de Iha. Esta ocasião, que aconteceu em Los Angeles, levou a Corgan, o dono dos Smashing Pumpkins, a pensar numa reunião com a formação original, o que inclia falar com D'arcy Wretzky, algo que não acontece desde 2000. No entanto, essa ideia ficou pelos bastidores e só em Janeiro deste ano é que os rumores se confirmaram: Corgan, Iha e Chamberlin partilharam uma foto em estúdio nas redes sociais. D'arcy está, ao que tudo indica, fora do barco, numa novela que todas as semanas conhece novo episódio na páginas da imprensa musical. Posto isto há, para já: a confirmação de uma tour pelos E.U.A., de Julho a Setembro, somente com a música dos primeiros discos dos norte-americanos (de Gish a Machina); o anuncio de novo LP ao lado do produtor Rick Rubin; e ainda o lançamento de dois EPs programados para este ano - o primeiro deles com saída já em Maio. Por cá, vamos ficar à espera dessa nova música e de datas em Portugal, antecipando todas estas novidades com a escuta do disco maior dos Smashing Pumpkins, Siamese Dream de 1993 já este Domingo no Ruído Alternativo.

CM

Smashing Pumpkins

Ruído Alternativo: Domingo22h-24h na Tejo FM (emissão online aqui).

Sem comentários:

Enviar um comentário