sábado, abril 28, 2018

Antevisão/Destaques: Programa 367

Amanhã à noite nova Colecção RA na Tejo FM com mais um Ruído Alternativo onde colocamos à prova dois discos clássicos do universo rock. Por aqui já levantámos as razões que levaram a Hu Uá Uá (1992) dos Capitão Fantasma e a Siamese Dream (1993) dos Smashing Pumpkins a entrar nesta rubrica, pelo que é hora de falar um pouco sobre este álbuns, em baixo.

1ª parte:

(1992) Capitão Fantasma - Hu Uá Uá

Jorge Bruto é uma das figuras mais ímpares do underground musical português, tendo, ao longo dos anos, feito por dizer o que lhe vai na. alma. Talvez por isso os Capitão Fantasma se tenham estreado nos discos por uma editora multinacional como a Polygram e esse vínculo não se tenha prolongado por mais tempo. Na altura, Carlos Maria Trindade assinou a banda para um LP, seguindo o seu ideal de colocar no mercado nacional mais que música popular. Hu Uá Uá é gravado em 1992 sob alta pressão por parte da editora e os Capitão - grupo com quatro anos de rodagem em palco -  fazem um disco de apenas 28 minutos, com quatro versões de clássicos dos anos 50 e 60 pelo meio. Apesar do aparato, mostram que o bairro de Alvalade tinha mais que punk rock para mostrar a Portugal: na boa tradição dos Cramps, surgia uma banda que mergulhava nas origens do rock n' roll para fazer algo novo. Os 30 anos de carreira dos Capitão Fantasma são assinalados no próximo Ruído Alternativo com este álbum icónico do rock nacional.

AB

2ª parte:

(1993) Smashing Pumpkins - Siamese Dream

Número 10 na tabela norte-americana, quatro milhões de discos vendidos (só nos E.U.A.), hinos para toda uma geração e um álbum e sons que definem uma década. Este é o resultado do segundo disco de originais dos Smashing Pumpkins que cumpriu as expectativas que trazia - afinal toda uma imprensa musical escrevia que a banda de Billy Corgan ia explodir depois do sucesso com Gish de 1991. Butch Vig toma de novo as rédeas da produção, mas é com um Corgan cada vez mais tirano, sob pressão e em depressão que nasce este disco. Um trabalho que viveu sob várias tropelias e que foi gravado longe da Chicago-natal do grupo para colocar os dealers longe do alcance do baterista Chamberlin. No entanto, este encontrou rapidamente novos fornecedores e as gravações demoraram mais do que o esperado, com os custos a subir 250 mil dólares acima do expectável. E, como se isto não bastasse, James Iha e D'arcy tinham acabado de terminar uma relação. No final, e apesar deste turbilhão, o resultado foi um dos maiores discos de sempre, com uma identidade musical bem vincada, que conseguir afastar os fantasmas do som de Seattle que muitos teimavam em colar aos norte-americanos. Estes são um dos grandes da música alternativa, os Smashing Pumpkins com Siamese Dream em 1993.

CM

Ruído Alternativo: Domingo22h-24h na Tejo FM (emissão online aqui).

Sem comentários:

Enviar um comentário