sábado, outubro 24, 2015

Antevisão/Destaques: Programa 252


Uma morte e um aniversário/concerto são os motes para mais uma emissão especial desta rubrica, em jeito de homenagem a mais dois discos importantes para contar a história do rock. Estão assim convidados para mais uma sessão em que vamos ouvir mais dois discos na integra: Fun House (1970) dos The Stooges e Demanufacture (1995) dos Fear Factory para escutar e perceber neste Domingo de Ruído Alternativo a partir das 22h, na Tejo FM!

---

(1970) The Stooges - Fun House

The Stooges (1969), Fun House (1970) e Raw Power (1973), estes são alguns dos mais importantes discos lançados e que muito contribuíram para o desenvolvimento do punk - o som que moldaria a última metade da década 70 do rock. Estes três álbuns são da autoria da mesma banda, os The Stooges, que não fosse o punk invadir meio mundo e nunca seriam compreendidos com o som que fizeram. Já é sabido que a falta de sucesso ditou o fim prematuro da banda, eternamente ligada a Iggy Pop (activa de 1967-1974), mas a história reservou-lhes um lugar especial que hoje, e após o regresso em 2003 [e mais dois novos discos], faz jus aos novos rumos ditados pelo quarteto na sua primeira encarnação. Conhecidos pela rebeldia, pela crueza e pela selva que montavam em palco (muitas vezes indiferentes ao público), houve no seio deles um membro temporário [permanente no seu regresso em 2003] que colocou o seu som furioso num patamar superior. É em Fun House, segundo na conta dos norte-americanos, que Steve Mackay entra com o seu saxofone para o grupo e que traça assim novos rumos e novos dados para o som que mais tarde influenciariam. Muita para lá do punk, este é um disco que marca uma geração, mesmo que à altura não tenha sido totalmente compreendidos, e traça novas ideias para toda a música - da música mais exploratória à mais pesada. Fun House é uma casa onde se brincou com as diversas peças e possibilidades que os Stooges tinham em mãos. Crus, sofisticados e clássicos. O tempo só lhes deu razão. E ainda bem - nós agradecemos tal(ais) testemunho(s).
Carlos Montês



(1995) Fear Factory - Demanufacture

Na segunda parte vamos ao encontro de Demanufacture, o segundo disco dos Fear Factory e que ajudou a estabelecer o som com qual a banda ficaria conhecida. Os californianos formaram-se na recta final dos anos 80, altamente influenciados pela música extrema que saía do velho continente - particularmente o grindcore dos Napalm Death. Em 1991, o então trio formado por Dino Cazares, Raymond Herrera e Burton C. Bell gravou uma demo com Ross Robinson (um ilustre desconhecido que viria a ganhar fama no boom do nu-metal) que bastou para a oferta de um contrato da Roadrunner. Seguiu-se a estreia Soul Of A New Machine, ainda muito influenciada pelo metal extremo e, em 1995, Demanufacture. Este é um disco conceptual, já com muitos samples e teclados, que se baseia na luta de um homem contra um governo liderado por máquinas - qualquer semelhança com o filme O Extreminador Implacável não é uma mera coincidência. O som dos Fear Factory projectava então a banda num futuro tão longínquo que ainda hoje não há grupo que se tenha aproximado dele. Logo depois vem o ainda mais ambicioso Obsolete (1998), que foi o bilhete da banda para o mainstream, e o falhanço Digimortal (2001). Este último culminou num mal-estar no seio do grupo que só podia resultar na sua separação. Ainda assim os Fear Factory regressariam pouco tempo depois sem Dino Cazares, ele que tinha lançado duras acusações sobre os restantes membros do grupo. Ele próprio haveria de voltar anos mais tarde, mas consumando as incompatibilidades com Christian Olde Wolbers e Raymond Herrera, que foram postos à margem da segunda reunião. Assim, Cazares e Bell têm transportado a bandeira dps Fear Factory nos últimos anos, lançado nova música industrial e este ano olhando também para o passado e para os 20 anos deste Demanufacture - para escutar na integra amanhã à noite em mais uma edição da Colecção RA.
André Beda
 
Tudo isto, e muito mais, a não perder amanhã à noiteA partir das 22 horas na Tejo FM em 102.9 FM para o Ribatejo ou para todo o mundo na emissão online em www.tejoradiojornal.pt.

Sem comentários:

Enviar um comentário