terça-feira, maio 11, 2010

Destaque: The Stone Roses - "The Stone Roses"

Na Primavera de 1989 os The Stone Roses lançavam o seu álbum de estreia, em nome próprio. 21 anos depois do lançamento de The Stone Roses - o álbum - o Ruído Alternativo viaja pelo álbum que transformou Manchester num género musical.

Com origens óbvias em Manchester, o madchester foi um género que nasceu na cidade britânica no final da década de oitenta. The Haçienda foi um clube nocturno que impulsionou este movimento e, sendo propriedade da Factory Records, foi o maior berço para o género. Peter Hook, baixista dos New Order, era um dos sócios da editora, que em 1989 lança Technique, um dos primeiros longa-duração que abordava este género. Pouco tempo depois os The Stone Roses, que juntavam na mesma banda nomes como John Squire, Ian Brown, Mani e Reni, lançavam o seu primeiro disco, The Stone Roses, que é considerado o maior álbum do género.

O madchester é um género musical caracterizado pela junção de rock psicadélico à música de dança; sendo ainda um género pouco conhecido pelas grandes massas, daí a sua característica independente. Várias foram as bandas, nascidas em Manchester, que abordaram este "novo rock" mas tal como outros géneros musicais com raízes muito locais, o madchester não restou-se só por Manchester. A febre do rock psicadélico com electrónica pelo meio espalhou-se um pouco pelo Reino Unido e muitas foram as bandas que viriam o seu som a apontar para a mesma direcção. Mas houve ainda outras bandas, fora do movimento, que, por momentos, juntavam o madchester à sua música; casos de Blur, Oasis ou até mesmo os U2.

The Stone Roses, tornou-se num dos álbuns mais importantes e influentes de sempre e é o representante máximo do madchester, relembrado ainda hoje como como um dos melhores da sua época. A partir daqui a electrónica nunca mais foi a mesma...

Destacado:

  • "Waterfall";
  • "I Am The Resurrection";
  • "Made Of Stone";
  • "I Wanna Be Adored";

Sem comentários:

Enviar um comentário