quarta-feira, maio 12, 2010

A Análise: Lamb Of God - "Wrath"

No ano passado muitos portugueses tiveram oportunidade de ouvir falar nos Lamb Of God pela primeira vez, muito por causa no concerto que estava anunciado no Alive!09. Alguns tiveram, como eu, oportunidade de ver a banda actuar ao vivo, naquilo que se pode dizer que foi, no mínimo, um concerto bastante enérgico (principalmente por parte de Randy Blythe, vocalista da banda).
Os Lamb Of God são uma das principais bandas do movimento a que se convencionou chamar New Wave Of American Heavy Metal e eram conhecidos por ser uma banda de metalcore. A banda tem-se conseguido afastar, até certo ponto, desse rótulo. Na verdade até ao ponto dos Lamb Of God estarem a ser apelidados de "os novos Pantera", algo que terá mais a ver com as enérgicas actuações ao vivo da banda do que propriamente com a música. Quando a banda de Richmond actuou no Alive! já tinha visto o seu novo álbum ser editado, Wrath, que não poderia ter saído num ano melhor: o ano em que os Lamb Of God andavam em tour com os Metallica, o que lhes deu uma projecção que nunca antes tinham tido.
Se Sacrement, de 2006, tinha o mérito de ter posto no mercado dois dos maiores sucessos da carreira dos Lamb Of God - "Walk With Me In Hell" e "Redneck" - Wrath tem o mérito, não só de conter um single de algum sucesso ("Set To Fail"), mas sobretudo de ser um lançamento mais consistente que os seus antecessores. Em nenhum outro trabalho a banda tinha composto riffs desta qualidade (não deve ser fácil ter dois «solistas» puros na banda como são Mark Morton e Willie Adler), que aliados à sempre impressionante às primeiras audições bateria de Cris Adler e à voz poderosa de Randy fazem deste o melhor disco dos Lamb Of God, até à data. Sem rodeios: Wrath é mesmo o melhor.
Os Lamb Of God são hoje uma banda que pode tocar em qualquer festival do mundo, embora ainda não seja um grande nome no universo metaleiro, com mérito próprio. Acredito que com Wrath a banda tenha percebido qual o caminho a seguir e agora resta-nos esperar para ver como vai ser o próximo álbum, deixando sempre espaço para experimentações que a banda possa querer realizar, depois do contacto com diferentes culturas enquanto andaram em tour. Em breve vamos poder ouvir a música"Hit The Wall", que poderá ser uma amostra daquilo que se seguirá a Wrath.
André Beda

Sem comentários:

Enviar um comentário