sábado, julho 18, 2009

Destaque: Joy Division - "Closer"

18 de Julho de 1980 - data da edição de Closer, considerado pelo público e pela crítica musical como o álbum mais representativo do género post-punk. Segundo e último álbum [de originais] da carreira dos Joy Division, este álbum é lançado precisamente dois meses depois do suicídio Ian Curtis. O Ruído Alternativo revisita este álbum precisamente 29 anos depois de este ter sido lançado para o mundo.

Unknown Pleasures, o álbum de estreia da banda de Manchester, foi lançado no ano anterior [1979] e com todo o sucesso alcançado com este primeiro registo a banda de Ian Curtis, Peter Hook, Stephen Morris e Bernard Sumner começa a gravar a 18 de Março - dois meses antes da morte de Ian - as músicas que viriam a ser incluídas em Closer; as gravações terminaram a 30 de Março de 1980.

Numa altura em que o punk era uma das maiores expressões no universo rock, já haviam bandas que começavam a "criar" um estilo próximo do punk mas com uma vertente mais elecrónica e negra que não era associada ao punk [The Cure ou Killing Joke]. No entanto, para além do enorme burburinho criado pelos Joy Division aquando da edição do seu primeiro álbum, Closer é a maior marca do género post-punk; ainda mais "aclamado" com o estilo depressivo, icónico e único do vocalista Ian Curtis, aliado ao mito criado com o seu suicídio.
Este álbum chegou ao sexto lugar no top de álbum mais vendidos no Reino Unido e "Isolation" e "Heart And Soul" foram, e são, as músicas que mais marcaram este álbum, revelando uma sonoridade muito mais sombria, introspectiva e fria que o antecessor, tendo sido introduzidos mais sintetizadores e teclados do que em Unknown Pleasures.
Temas como a morte, funerais e o desespero são uma constante neste álbum o que reforçou ainda mais o mito em torno do suicídio de Curtis. E um dos pormenores que não falta a toda esta onda em torno de Ian Curtis é a capa de Closer que nos apresenta uma foto do Cemitério Staglieno, em Génova (Itália) - segundo a editora foi uma infeliz coincidência.
Actualmente muitas são as bandas que procuram reviver este género musical, tendo como influência clara os Joy Division. Editors ou Interpol são dois dos exemplos mais notórios do que hoje é designado como post-punk revival - o post-punk do novo milénio.
O Ruído Alternativo revisitou este álbum no dia 18 de Julho, onde as faixas destacadas no programa foram:
  • "The Eternal"
  • "A Means To An End"
  • "Heart And Soul"
  • "Isolation"

O que achaste do destaque ao clássico Closer dos Joy Division?

Sem comentários:

Enviar um comentário