terça-feira, julho 22, 2025

Obituário: OZZY OSBOURNE (1948-2025)


Morreu Ozzy Osbourne, vocalista e fundador dos Black Sabbath e dono de uma invejável carreira a solo. A notícia tem poucos minutos e está a ser citado pela Sky News britânica um comunicado da família que diz que o "príncipe das trevas" morreu "esta manhã, rodeado de amor e junto da família", aos 76 anos. Ozzy sofria há vários anos de doença de Parkinson e nos mais recentes o estado de saúde do músico debilitou-se ao ponto de ter cancelado sucessivamente vários concertos.

John Michael Osbourne nasceu em Birmingham e, apenas com 20 anos, fundou aquilo que viriam a ser os Black Sabbath. Esteve nos lançamentos clássicos do grupo e seria despedido em 1979, depois de em 1978 já ter tentado sair para seguir uma carreira a solo.

Essa carreira a solo arrancaria por uma série de acasos felizes: Don Arden, o manager dos Sabbath, arranjou um contrato para Ozzy com a Jet Records e enviou para junto dele a sua filha, Sharon, que seria a companheira do resto da vida de Ozzy. Inicialmente, a ideia era que Osbourne voltasse aos Black Sabbath, mas quando isso não aconteceu, outras hipóteses surgiram: um supergrupo com o guitarrista Gary Moore ou uma banda nova chamada Blizzard Of Ozz. A segunda opção vingou e a nova banda gravou o seu álbum de estreia homónimo, que a Jet Records lançou como sendo creditado a Ozzy Osbourne. Estava dado o pontapé de saída para uma enorme carreira a solo.

Ao longo das décadas, Osbourne ainda atingiu outros feitos: o Ozzfest, um festival que se tornou num franchise planetário e The Osbournes, o reality-show que entrava na sua casa e que mostrou a figura excêntrica do músico a toda uma nova audiência nos anos 2000.

Esta viagem com mais altos que baixos chega ao fim hoje, dia 22 de Julho de 2025, dia em que parte uma das figuras mais icónicas do mundo do rock e pioneiro dessa grande avenida que é o heavy metal. O seu último concerto, a despedida anunciada Back To The Beginning, foi há pouco mais de duas semanas, a 5 de Julho.

Sem comentários:

Enviar um comentário