sexta-feira, junho 22, 2018

Colecção RA: Dead Combo - "Lusitânia Playboys" (2008) & Deerhunter - "Microcastle" (2008)

Quase nas férias, fechamos o mês de Junho do Ruído Alternativo a celebrar o melhor rock do ano que viu nascer este projecto. Foi em 2008 que este singelo programa de rádio nasceu e para a última Colecção RA antes das férias de Agosto, trazemos aqueles que consideramos ser os melhores discos desse ano (nacional e internacional).

Que fique desde já dada a mão à palmatória: em Janeiro de 2009 levámos a cabo um programa onde elegemos os melhores de 2008 no qual não incluímos qualquer destes discos, fruto de uma natural imaturidade de quem estava há quatro meses em antena. Por essa razão decidimos agora, em ano de comemoração do 10º aniversário e de balanços, clarificar as coisas no que aos melhores lançamentos de 2008 dizem respeito.

1ª parte:

Os Dead Combo demoraram o seu tempo a entrar nas emissões do Ruído Alternativo. As dúvidas de dois adolescentes sobre se o duo se enquadrava naquilo a que consideravam rock eram demasiado grandes para que a banda de Tó Trips e Pedro Gonçalves entrasse, de caras, no programa. Cedo iríamos perceber que o som de guitarras era bem mais amplo e abrangente do que alguém com 18 anos poderia imaginar, razão pela qual nasceu também a rubrica Álbum Revisitado. Lusitânia Playboys escapou-se à primeira lista de melhores do ano do Ruído Alternativo por todas estas razões e mais algumas, mas fazemos-lhe agora justiça quando o consideramos como o melhor álbum nacional de 2008 - para conhecer melhor ao longo da próxima emissão.

AB

Dead Combo

2ª parte:

Deerhunter

Os primeiros anos de Ruído Alternativo foram marcados por muita inexperiência, sendo paralelamente muito importantes na nossa "educação" musical. Prova disso foi o ano de 2009, que arrancou com um programa onde elegemos alguns de melhores discos de 2008 (com escolhas com "muito coração e pouca cabeça") onde deixámos muitos bons álbuns de fora, como foi o caso destes Deerhunter. A banda saiu em várias listas de melhores do ano [2008] com Microcastle e, com esse empurrão, rapidamente conquistaram o Ruído. Ao longo destes dez anos a banda norte-americana mostrou-se ainda como um dos maiores e mais fortes projectos da cena independente e underground mundial e uma década depois vamos contar a sua história. Domingo, na Tejo FM.

CM

Ruído Alternativo: Domingo22h-24h na Tejo FM (emissão online aqui).

Sem comentários:

Enviar um comentário