Este Domingo celebramos o ano que viu nascer o Ruído Alternativo com uma Colecção RA especial e em modo 10.º aniversário. O melhor disco nacional e o melhor disco internacional de 2008 para ouvir na íntegra na Tejo FM.
1ª parte:
(2008) Dead Combo - Lusitânia Playboys
A ideia basilar de Dead Combo nasce em 2002 com Tó Trips a gravar um disco baseado na guitarra e com influências que andavam entre o fado e o jazz - trabalho que viria a ter o nome Guitars From Nothing e foi lançado em 2007 pela Rastilho Records, quando os Dead Combo já caminhavam para o terceiro álbum. O duo Pedro Gonçalves e Tó Trips junta-se pela primeira vez em 2003, a convite do radialista Henrique Amaro, para gravar um tema para Movimentos Perpétuos – Música Para Carlos Paredes - um álbum de tributo ao mago da guitarra portuguesa. A mistura de rock, jazz e músicas do mundo dos dois primeiros álbuns valeu-lhes a atenção da imprensa, mesmo fora de portas, mas uma maior ligação com as massas chega com Lusitânia Playboys, trabalho ainda hoje considerado por muitos como o canto de cisne da banda. Depois deste álbum de 2008, seguem-se mais trabalhos superlativos dos Dead Combo, que os colocam num lugar de respeito dentro da música nacional.
AB
2ª parte:
(2008) Deerhunter - Microcastle
De projecto "temporário" a força segura do rock independente e underground norte-americano, com passagem pelo festival All Tomorrow's Parties. É esta a história dos Deerhunter que vamos tentar contar na próxima emissão do Ruído Alternativo. Uma banda que cedo viu um dos seus músicos falecer e que depois de um disco de estreia negro, e que passou despercebido pela imprensa, consiguiu mostrar-se a partir do seu segundo capítulo - muito empurrados por uma atenta Pitchfork. Ao terceiro disco, Microcastle de 2008, mostraram o que valiam e nem mesmo a pirataria cibernética estragou a sua primeira entrada na difícil Billboard 200. Pelo meio há muitas mexidas na formação, dificuldades em gravar alguns discos e ainda um Bradford Cox que tanto entusiasmo tinha pela sua música que ao oferecê-la aos fãs acabou por deixar a sua conta do Mediafire aberta - quase arruinando um trabalho dos Deerhunter que tinha tudo para dar certo. E tanto deu certo que foi eleito por muitas publicações como um dos melhores de 2008, trazendo a seu lado um bónus: Weird Era Cont., um disco com mais material de um época fantástica para os norte-americanos. Dez anos depois recordamos este álbum com uma certeza: os Deerhunter continuam de pedra e cal nesta coisa de guitarras independentes!
CM
Ruído Alternativo: Domingo, 22h-24h na Tejo FM (emissão online aqui).
Sem comentários:
Enviar um comentário