Morreu Steve Cropper. O norte-americano tinha 84 anos e faleceu esta quarta-feira, 3 de Dezembro, de causas desconhecidas até ao momento. O guitarrista foi ainda produtor e escritor, tendo transformado aquilo que foi conhecido com o "som da soul de Memphis", enquanto membro da Booker T. & The M.G.'s.
Começou a tocar aos 14 anos e no secundário teve uma banda de nome Royal Spades, um grupo que assinou com a Stax Records (quando ainda se chamava Satellite Records). Essa banda acabaria por mudar de nome, para Mar-Keys, lançando um single em 1961.
Um ano depois, Cropper foi nomeado director artístico da Stax Records e tornou-se num dos membros fundadores dos Booker T. & The M.G.'s, uma banda de música instrumental. Nesse ano, em 1962, o grupo lançou o seu álbum estreia, Green Onions, cujo o tema-título se tornou num hit, chegando à posição 3 da Billboard Hot 100. E, para além de uma carreira em nome próprio, com mais de uma dezena de discos, o grupo fez ainda o suporte a vários artistas, sempre entre a soul, o jazz e o R&B, sem esquecer a música rock.
A carreira a solo de Cropper iniciou-se em 1969, com o álbum With a Little Help from My Friends, numa obra que se estende até 2024, com a edição do álbum Friendlytown. Steve Cropper foi ainda, ao lado de Otis Redding, um dos escritores do tema "(Sittin' On) The Dock Of The Bay", de 1968; e no campo do rock destacam-se ainda as suas colaborações com: Frank Black (dos Pixies), Chicago, Etta James, B.B. King, John Lennon, Roy Orbison, Paul Simon ou Ringo Starr.

Sem comentários:
Enviar um comentário