quinta-feira, outubro 25, 2018

Colecção RA: Morphine - "Cure For Pain" (1993) & Bizarra Locomotiva - "Álbum Negro" (2009)

Quatro meses depois da última edição da rubrica Colecção RA, voltamos à carga. Afinal, 2018 o Ruído Alternativo faz 10 anos e andamos a festejá-los, não só na rua como na rádio.

Assim sendo, Outubro marca o regresso das emissões especiais de final de mês onde ouvimos dois clássicos do universo rock e metal... e para este regresso temos dois aniversários para comemorar: os 25 anos sobre o lançamento de Cure For Pain (1993) dos Morphine e ainda Álbum Negro dos Bizarra Locomotiva de 2009, quando este ano a banda comemora 25 anos de carreira.

1ª parte:

Morphine

No início deste mês, os Vapors Of Morphine [banda nascida em 2009 para tocar no festival italiano onde Mark Sandman morreu, em 1999] tocaram na íntegra, nos Estados Unidos da América, o disco Cure For Pain, lançado em 1993. A banda pós-Morphine assinalou assim os 25 anos sobre aquele que é considerado o maior álbum do grupo que teve como líder Mark Sandman, acompanhado por Dana Colley e Jerome Deupree e/ou Billy Conway - motivo para recuperarmos este clássico alternativo da década de '90 nesta Colecção RA. E foi nessa década, em que o rock alternativo, nomeadamente o de Seattle, escalava as tabelas mundiais, que os Morphine conseguiram o seu espaço e mostraram-se a um público maior. Jornais, rádios e televisões abriam o seu espectro para outras bandas, ainda mais alternativas, e, apesar de comercialmente não terem conseguido os resultados de outras bandas, este grupo norte-americano conseguiu deixar a sua marca na cena alternativa da última década do século XX. Alcançaram um grande sucesso junto da comunidade indie e underground, com um êxito muito assinalável na Europa, nomeadamente em países como Portugal, França ou Bélgica, e ainda na Oceânia e no Japão. A fórmula foi e é inédita: um baixo slide, um saxofone barítono e uma bateria... tudo isto sem guitarras eléctricas. Um fenómeno, cujos os primeiros capítulos descobrimos este Domingo à noite no Ruído Alternativo.

CM

2ª parte:

Bizarra Locomotiva

Também assinalamos os 25 anos, não de um disco mas de uma banda, na segunda parte do próximo programa. Foi em 1993 que começou a viagem da Bizarra Locomotiva, grupo que com o passar dos anos viria a ganhar o estatuto de banda de culto e porta-estandartes da música industrial em Portugal. Em 2018 o colectivo de Rui Sidónio e companhia andou a comemorar um pouco por todo o país a efeméride junto da "escumalha", como é conhecida a massa humana seguidora dos Bizarra Locomotiva, na Tour XXV Anos. Ainda há concertos marcados para a recta final do ano e no Ruído Alternativo assinalamos os 25 anos do quarteto com a entrada de Álbum Negro na prateleira de discos da Colecção RA.

AB

Ruído AlternativoDomingo22h-24h na Tejo FM (emissão online aqui).

Sem comentários:

Enviar um comentário