sexta-feira, julho 21, 2017

Colecção RA: Interpol - "Turn On The Bright Lights" (2002) & Linkin Park - "Hybrid Theory" (2000)

Este é o último mês da temporada 2017/2018 para o Ruído Alternativo na Tejo FM e como a época termina, para a semana damos espaço a uma Emissão Especial, adiantando, assim, a rubrica que normalmente fecha todos os mês de emissões, a Colecção RA.

Temos assim mais um programa com dois discos a colocar na vossa colecção: Turn On The Bright Lights (2002) dos Interpol e Hybrid Theory (2000) dos Linkin Park.


---

Foi em 2002 que os Interpol se deram a conhecer ao mundo com o seu post-punk. E 15 anos depois este continua a ser um dos discos mais importantes do século XXI. Em 2012, na altura do seu 10.º aniversário, o grupo nova-iorquino já tinha reeditado este Turn On The Bright Lights numa versão remasterizada que trouxe demos, canções bónus e ainda um DVD com performances ao vivo e videoclips; este ano a banda optou por tocar o disco na sua totalidade. Tudo está a acontecer numa tour mundial, ainda sem datas para Portugal, que para os fãs nacionais dos Interpol implicará uma viagem até Espanha: em Barcelona, a 8 de Setembro, ou em Madrid, no dia seguinte. Mas no Ruído Alternativo as velas são apagadas já este Domingo.

CM

Interpol

---

Muita coisa se disse em antecipação ao ano de 2000. Iria o planeta explodir? Iria Portugal ganhar o Euro 2000? Nada disso aconteceu, mas no último trimestre do ano começava a formar-se outro tipo de fenómeno. Em Outubro os Linkin Park lançavam Hybrid Therory - uma estreia em LP que tinha quase meia década de trabalho por trás. O fenómeno de vendas e popularidade atingiu números que dificilmente serão repetidos no futuro: nos primeiros 12 meses nas lojas o álbum vendeu quase 5 milhões de cópias - sendo o disco mais vendido de 2001 - e até hoje vendeu algo em torno dos 30 milhões de discos em todo o mundo. Os segredos do sucesso são vários: os Linkin Park falaram ao ouvido dos adolescentes com letras carregadas de angustia juvenil e referências a solidão e relações falhadas - tudo num invólucro sónico que agarrou as massas. O vocalista Chester Bennington tornou-se ontem na mais recente estrela do rock a cair e dedicamos-lhe a segunda parte da próxima Colecção RA.   

AB


Linkin Park

---

Ruído AlternativoDomingo, 22h-24h na Tejo FM. Emissão online aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário