sábado, junho 24, 2017

Colecção RA: Radiohead - "OK Computer" (1997) & Paradise Lost - "One Second" (1997)

No próximo Domingo o Ruído Alternativo regressa às emissões de Colecção RA. Em destaque estão dois discos britânicos que comemoram este ano o 20º aniversário do seu lançamento. Preparem-se assim para uma emissão guiada pelos sons de OK Computer dos Radiohead e One Second dos Paradise Lost - ambos lançados em 1997. 

--- 

20 anos... e parece que foi ontem que os Radiohead deram "uma chapada" ao mundo da música. Decidiram fazer música menos óbvia e lançaram aquele que é o seu maior disco, com estruturas musicais diferentes, sem ser guiado pelas guitarras e com incursões em tantos géneros que, se os escrevessemos aqui, nunca mais acabaríamos a lista. OK Computer saiu em 1997 e esta sexta-feira, 23 de Junho, voltou às lojas todo bonitinho. OKNOTOK é o nome desta edição que inclui a remasterização do alinhamento original do disco, oito lados B e três músicas nunca antes editadas, "I Promise", "Man Of War" e "Lift". Para além disto há uma série de extras que vão desde um livro com as notas de Thom Yorke até uma cassete com demos e as sessões de gravação de OK Computer. O motivo para o recuperarmos no Ruído Alternativo é simples: a obra-prima dos Radiohead completa duas décadas e é tão inovador e tão bom como quando saiu.

CM

Radiohead

---

Na segunda parte da próxima edição da rubrica Colecção RA trazemos um disco bem menos consensual do que OK Computer. Os Paradise Lost são hoje conhecidos por terem uma carreira camaleónica, mas quando lançaram One Second, em 1997, muitos foram os que ficaram chocados. O tempo vem provar que tomaram o rumo certo: o álbum não afastou assim tanto público e até trouxe aos seus concertos uma legião de fãs vindos da facção mais alternativa do rock: gótico, synth pop e new wave à cabeça. Começava aqui uma fase experimental para a banda de Halifax que os levou até 2001 e que, apesar da desconfiança de muitos na época, é hoje vista como um momento delicioso da história de uma banda que tinha raízes na vertente mais extrema do metal. Um registo marcante com reedição à vista para ouvir e conhecer melhor no próximo Ruído Alternativo.

AB

Paradise Lost

---

Ruído AlternativoDomingo, 22h-24h na Tejo FM. Emissão online aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário