quinta-feira, junho 01, 2017

Emissão Especial: Chris Cornell (1964-2017)

No próximo Domingo fazemos a devida homenagem a Chris Cornell, uma das vozes que marcou os últimos 30 anos de rock n' roll. O músico desapareceu no passado dia 17 de Maio, aos 52 anos, e ao longo da vindoura emissão de Ruído Alternativo passamos a pente fino a carreira de Cornell nos vários projectos em que esteve envolvido.




Christopher John Boyle nasce em Seattle em 1964 e o futuro reservava-lhe o posto de uma das figuras de proa da cena da sua cidade natal durante os anos 90. Por altura dos seus 13 anos, Cornell era um pré-adolescente solitário. Filho de pais alcoólicos, cai no fosso da depressão e do consumo de álcool e drogas bem cedo. No entanto, havia algo que o ajudava a lidar com os seus problemas de ansiedade e de relacionamento com outras pessoas: a música.

Os Soundgarden nascem em 1984 e, mais tarde, seriam uma das bandas centrais da revolução grunge. Antes da explosão do movimento, fizeram um caminho sólido que lhes permitiu ser a primeira banda grunge a assinar por uma grande editora e ser uma forte influência em outras cenas musicais exteriores a Seattle. Para além de ser vocalista, Chris Cornell escreveu e tocou muitas partes de guitarra naquela que é considerada, por excelência, uma banda de riffs monstruosos. 

Em 1996 os Soundgarden lançavam aquele que é considerado por muitos o último disco da era grunge: Down On The Upside. Pouco tempo depois a banda dissolve-se e Cornell começa a trabalhar mais a sério na sua carreira a solo. O primeiro fruto dessa aventura surge em 1999 com o álbum Euphoria Morning. No entanto, e apesar do seu aparente fascínio com a solidão, Chris Cornell era um frontman natural.

Assim, em 2001 começam as fundações do que viriam a ser os Audioslave - um super-grupo moderno que juntava Cornell aos instrumentistas dos recém-separados Rage Against The Machine. Num curto stint, que durou cerca de seis anos, a banda lançou três registos de estúdio e ficou para a história como um dos melhores grupos ao vivo da época.

Seguiu-se um tema para um filme da saga 007, "You Know My Name", e nova investida na carreira a solo. Em 2010 os rumores acerca de uma reunião dos Soundgarden tornaram-se reais, num feliz reencontro que rendeu um disco de estúdio - King Animal -, sendo que por estes dias outro registo estava a ser preparado.

Chris Cornell acabou por colocar termo à vida no passado dia 17 de Maio num quarto de hotel em Detroit, após um concerto dos Soundgarden - praticamente 37 anos depois de Ian Curtis e utilizando o mesmo método. Uma existência perturbada desde cedo que, pelo meio, produziu alguns dos hinos de uma geração. Calou-se uma das maiores vozes do rock n' roll. Porém, no Ruído Alternativo, nunca se calará.

---

Ruído AlternativoDomingo22h-24h na Tejo FM (emissão online aqui).

Sem comentários:

Enviar um comentário