domingo, setembro 25, 2016

Colecção RA: Temple Of The Dog - "Temple Of The Dog" (1991) & The Dillinger Escape Plan - "Ire Works" (2007)

Chega hoje a primeira edição da rubrica Colecção RA desta nova temporada de Ruído Alternativo. Em audição, o único LP dos Temple Of The Dog - supergrupo do grunge que vai voltar a dar concertos - e Ire Works dos The Dillinger Escape Plan, banda que recentemente anunciou um novo disco que marcará a despedida do grupo de rock experimental. Aqui levantamos o véu sobre a escolha destes discos.

---

2016 marca o regresso dos Temple Of The Dog, supergrupo que já o era sem saber. Este ano Chris Cornell, Stone Gossard, Jeff Ament, Mike McCrady e Matt Cameron, aos quais se deve juntar Eddie Vedder, estão de regresso depois de um curto período de actividade entre 1990 e 1992. Andrew Wood, malogrado vocalista que morreu em 1990, vai estar como sempre na mente do grupo de Seattle que conta já com oito datas esgotadas nos Estados Unidos da América, ainda sem nenhuma para a Europa. Se isso não bastasse, dia 30 de Setembro há reedição do disco de estreia homónimo de 1991 dos Temple Of The Dog. Com uma série de inéditos (revelados nas últimas semanas) e que vai ser editado em vários formatos. Sejam bem-vindos de novo.

CM
Temple Of The Dog

---

Construíram a reputação de serem uma das mais destrutivas bandas em concerto - há até várias compilações no Youtube que exemplificam bem porque quem está nas primeiras filas num espectáculo dos The Dillinger Escape Plan dificilmente chegará a casa sem sangue derramado. Mas esta banda é bem mais do que violência e ferocidade ao vivo: reparem bem que eles foram metalcore antes do metalcore ser falado, foram math metal antes do math metal ser falado e daí para cá têm vindo ainda a incorporar elementos electrónicos e progressivos ao seu som. Cada disco dos DEP só tem um ponto em comum - muita agressividade. De resto sempre procuraram sair da sua zona de conforto e fazer coisas novas. Não é à toa que lhes chamam Radiohead do metal... Infelizmente a jornada tem fim marcado em 2017, dizendo o grupo querer acabar no auge e não se deixar cair em decadência. Com a notícia, Greg Puciato, Ben Weinman e companhia chegam a esta Colecção RA com Ire Works, um disco de uma banda da qual vale bem a pena ouvir toda a obra.

AB

The Dillinger Escape Plan

Ruído Alternativo: Domingo, 22h na Tejo FM.

Sem comentários:

Enviar um comentário