domingo, setembro 25, 2016

Antevisão/Destaques: Programa 295

Final do mês por aqui quer dizer uma coisa: Colecção RA! Este mês temos boas notícias para os Temple Of The Dog e para os The Dillinger Escape Plan - embora destes últimos hajam também más notícias. E assim sendo, este Domingo exploramos a história do supergrupo de grunge e dos math core/metalcore The Dillinger Escape Plan. Temple Of The Dog de 1991 e Ire Works de 2007 são os discos para ouvir.

---

(1991) Temple Of The Dog - Temple Of The Dog

Os Temple Of The Dog começam por uma tragédia: Andrew Wood dos Mother Love Bone morre de overdose em 1990 e o seu amigo e companheiro de quarto Chris Cornell (Soundgarden) fica devastado gravando duas canções em cassete ("Say Hello 2 Heaven" e "Reach Down"). Este propõe aos restantes membros dos Mother Love Bone, Jeff Ament e Stone Gossard, a gravação de um single de tributo mas são estes que pedem que o tributo seja alargado. Surge um nome em homenagem a uma das canções de Andrew Wood e entretanto entra Mike McCready (ex-Shadow) e Matt Cameron (Soundgarden) para completar a formação - estavam criados os Temple Of The Dog. O disco é gravado em 15 dias, com 10 canções e com o produtor que viria a produzir a estreia de uma banda que entretanto surgia paralelamente a estes Temple Of The Dog, os Pearl Jam. Os Pearl Jam que viriam a ser liderados por um vocalista que é convidado para este disco para fazer coros fazendo um contributo significativo no sucesso do álbum. O disco foi lançado em 1991 quando Seattle estava quase a rebentar, mas sendo um projecto paralelo cada um foi para a sua base: os Soundgarden e os Pearl Jam transformaram-se em super-estrelas depois do empurrão dos Nirvana. Em 1992 a editora A&M aproveita o mega-sucesso do grunge com epicentro em Seattle e reedita o disco. De umas milhares de cópias iniciais, passou a marca do milhão com esta segunda edição. Um sucesso que também foi conseguido à custa de um videoclip e do airplay de "Hunger Strike", com Eddie Vedder a mostrar pela primeira vez os seus dotes musicais. A imortalidade foi conseguida e nem foi preciso a agressividade característica do grunge. Calmo, melódico e único, assim fica marcado este trabalho.

CM

---

(2007) The Dillinger Escape Plan - Ire Works

A tour de promoção a Miss Machine (2004) não foi bondosa para os The Dillinger Escape Plan. O disco, o primeiro com Greg Puciato nas vozes e o primeiro a afastar-se do som metalcore, criou uma divisão entre os fãs e os concertos bombásticos deixaram mazelas nos membros da banda - alguns dos quais deixaram o mundo da música em consequência. Chegados a 2007, sem um segundo guitarrista, os DEP afastaram as dúvidas definitivamente com Ire Works - um disco que mostrava que eram bem mais do que uma banda de metal e que começou a construir a fama de <Radiohead da música pesada>. A agressividade continuava bem patente, mas começaram a introduzir nesta fase uma série de instrumentos estranhos ao rock - violinos e violoncelos, por exemplo - e até alguns samples e elementos electrónicos. O caminho experimental iniciado em Ire Works seria ainda mais sublinhado nos seguintes lançamentos, cada um bem diferente do anterior - fazendo dos DEP um grupo de culto. Agora, quase vinte anos depois da estreia da banda, Ben Weinman e companhia sentem que é tempo de fechar a loja, ainda que estejam prometidos novo disco (Dissociation, a ser lançado já em Outubro) e a consequente tour de promoção. 

AB

Ruído Alternativo: Domingo, 22h-24h na Tejo FM.

Sem comentários:

Enviar um comentário