sábado, junho 25, 2016

Colecção RA: Ramones - "Ramones" (1976) & Megadeth - "Rust In Peace" (1990)

Junho fecha no Ruído Alternativo com a celebração dos 40 anos da estreia dos punk rockers Ramones e com um adeus a Nick Menza, baterista dos metalers Megadeth. Em baixo colocamos em palavras as razões para escolha destes dois clássicos

---

Foram 22 anos de actividade, mais de dois mil concertos sem parar e 14 discos. Estes são os dados dos norte-americanos Ramones que em 1976 arrancaram com um disco que definiu um som: o punk rock. As calças rasgadas e os casacos de cabedal foram o estilo que imprimiram na imagem, mas foi com um som curto e rápido que se colocaram na alma de toda uma geração. Afrontaram o virtuosismo do rock progressivo e mostraram como era possível fazer rock sem se ser tecnicamente evoluído. O sucesso não lhes bateu à porta com o primeiro disco, e até mesmo ao longo da carreira, mas transformaram-se em referências e ícones para toda a música - e isso vale muito mais. O álbum de estreia homónimo faz este ano 40 anos, uma data redonda que vai ser comemorada com uma reedição. Joey, Johnny, Dee Dee e Tommy Ramone podem já não cá estar, mas a sua música continuará por muito muito tempo. Celebremos. "1, 2, 3, 4!"

CM

Ramones

---

Apesar das inúmeras oportunidades - a última das quais em 2015 - a reunião da formação clássica dos Megadeth nunca chegou a acontecer. Dave Mustaine e David Ellefson, os fundadores, encontraram em Nick Menza e Marty Friedman os elementos que completaram o alinhamento mais duradouro de uma banda marcada pelas constantes entras e saídas de membros. O quarteto esteve junto entre 1989 e 1998 e a sua marca foi deixada nos em alguns discos universalmente aclamados e de maior sucesso comercial da banda: Rust In Peace (1990), Countdown To Extinction (1992), Youthanasia (1994) e Cryptic Writings (1997). O baterista Nick Menza colapsou em pleno palco no passado dia 21 de Maio e não poderíamos deixar de passar um dos seus registos mais impressionantes, Rust In Peace, para ouvir em Colecção RA no próximo Ruído Alternativo.

AB

Megadeth

Ruído Alternativo: Domingo, 22h na Tejo FM.

Sem comentários:

Enviar um comentário