sábado, junho 25, 2016

Antevisão/Destaques: Programa 287

Amanhã o Ruído Alternativo veste-se de cabedal, de preto, calças rasgadas, faz air guitar e abana o cabelo. Há punk de 1976 com os Ramones e há metal de 1990 com os Megadeth. Para saber mais, basta ler as nossas palavras em baixo. Vai ser bom, prometemos:

---

(1976) Ramones - Ramones

"Hey ho, let's go! Hey ho, let's go!", assim se começou um disco, uma carreira, um legado... Os MC5 e os Stooges já faziam algo muito perto deste punk, mas não tinham ainda toda a velocidade e a estética pelo qual o género ficou conhecido. Os Ramones vinham de Nova Iorque e um ano após a sua formação, em 1975, passavam pelo mítico clube CBGB que se tornou importantíssimo para géneros com o punk e a new wave, toda uma cena estava a emergir. Lá conseguem os contactos para assinar o primeiro disco que apresenta 14 faixas incrivelmente curtas, num LP que não chega aos 30 minutos de duração. Falharam os tops com o disco e com os singles de promoção, mas não falharam na história, no legado. Nos EUA o seu impacto demorou a resultar, mas no Reino Unido o choque foi imediato com Sex Pistols, Clash ou os Buzzcocks a assimilarem as lições in loco e a levarem logo de seguida ao crescimento da cena britânica que explodiu na ilhas britânicas. A violência, o uso de drogas, os problemas de relações, o humor e o nazismo, foram temas que atraíram toda uma geração e este disco dividiu a história do rock em dois, como muitos descreveram. Foi um marco, é um clássico e faz 40 anos. Motivo para passar por cá.
CM

---

(1990) Megadeth - Rust In Peace

Se 1986 é considerado o ano de ouro do thrash metal, em 1988 os Metallica começaram uma revolução (primeira) dentro do som. ...And Justice For All trazia ao estilo os paradigmas das mudanças de tempo, músicas com várias secções e a preocupação com a estética. Apesar da terrível mixagem do disco, a semente foi deixada. Se os Slayer optavam por continuar a alimentar a sua base de fãs com a característica agressividade, outras bandas tomaram outro caminho. Em 1990, com Dave Mustaine sóbrio pela primeira vez em 10 anos, os Megadeth lançam a sua própria obra de arte em forma de disco: Rust In Peace. Se na altura já eram considerados "uma banda de metal inteligente", dados os temas abordados nas letras, agora saíam-se com um disco superlativo em termos de teoria musical. Os novos membros do grupo - o guitarrista Marty Friedman e o baterista Nick Menza - completaram com Mustaine e David Ellefson uma formação de músicos virtuosos que deixou a sua marca, em disco, no período de maior sucesso dos Megadeth. A colaboração terminou em 1998, com a saída de Menza, e ao longo dos anos tem-se feito sentir a pressão da base de fãs para a reunião desta formação mítica. Hoje sabemos que não voltaremos a ver o quarteto junto em palco, dado o desaparecimento de Nick Menza - um baterista que marcou uma era do heavy metal e que deixou um legado impecável ao serviço dos Megadeth.

AB

---

Ruído Alternativo: Domingo, 22h na Tejo FM.

Sem comentários:

Enviar um comentário