sexta-feira, abril 08, 2016

Colecção RA: Quarteto 1111 - Quarteto 1111 (1970) & Emerson, Lake & Palmer - Emerson, Lake & Palmer (1970)

Os motivos têm sido muitos para dar espaço a grandes álbuns da história do rock. Decidimos fazer duas Colecções RA este mês, a primeira já este Domingo. Uma boa notícia: os Quarteto 1111 reeditaram o seu álbum de estreia em vinil e actuaram na SPA, mote para ouvirmos este álbum histórico. Uma má notícia: Keith Emerson pôs termo à sua vida e assim recordaremos a estreia, em homónimo, tal como o da banda de Cid, dos Emerson, Lake & Palmer, também de 1970. O psicadelismo nacional e o prog britânico para ouvir neste Ruído Alternativo.


---


Em 1970 os Quarteto 1111 já tinham saltado o underground português - se é que isto existia na altura. O rock era um monstro para o Estado Novo e mesmo assim a banda de José Cid conseguia chegar às rádios, cujo os programas de rock se dedicavam ao anglicanismo, e também à RTP, que vivia da música ligeira, do fado e do Festival RTP da Canção. Chegaram a ir ao festival mas foi "A Lenda De El-Rei D.Sebastião" que virou uma pedra no charco e que deu o tiro de partida à sua carreira três anos antes. Não foi fácil, não haviam sítios para tocar ou condições técnicas, desbravava-se caminho... - alguém tinha de fazê-lo e foi esta geração. Todavia, os Quarteto 1111 não foram mais uns e marcaram a música em Portugal: por arriscar ao cantar rock em português e por serem originais e criativos. São um dos nomes mais importantes do psicadelismo e do rock progressivo nacional e foram pioneiros e inovadores com uma primeira obra-prima que deixou um grande legado. Estavam na vanguarda da música e a reedição em vinil deste disco (com todos os extras e o som remasterizado como é exigido) fez com que o grupo voltasse este disco e a palco no dia 29 de Fevereiro na SPA. Domingo voltamos também nós.
CM


Quarteto 1111

---
Para o bem e para o mal, Emerson, Lake & Palmer (ELP) são três sobrenomes que para sempre farão parte da história do rock. Para o bem porque mostraram que o rock pode ser mais que um impulso primitivo, emprestando uma boa dose de intelectualidade ao estilo. Para o mal porque, a dada altura, eles e os seus pares ficaram tão focados no tecnicismo que despiram a sua música de qualquer espontaneidade. No entanto, Emerson o teclista, Lake o baixista e Palmer o baterista ficaram conhecidos, graças aos ELP, como dos melhores compositores/adaptadores/executantes da música. Keith Emerson, que decidiu deixar-nos no passado dia 11 de Março, foi um visionário, adaptando peças de música clássica de vultos como Janácek, Bach ou Mussorgky e trazendo a tal intelectualidade ao rock. O seu enorme talento nas teclas fez com que os primeiros lançamentos dos ELP fossem um carrossel de jazz, música clássica, folk e rock. Enfim, o rock progressivo original. Homenageamos a música e o homem na próxima Colecção RA, com a estreia Emerson Lake & Palmer em audição. 
AB

Emerson, Lake & Palmer


---


Ruído Alternativo: Domingo, 22h na Tejo FM.

Sem comentários:

Enviar um comentário