sábado, abril 23, 2016

Colecção RA: The Beatles - "Please Please Me" (1963) & Metallica - "Ride The Lightning" (1984)

Esta semana voltamos à saga do último Domingo do mês, com mais uma edição da rubrica Colecção RA. Na primeira parte vamos ouvir e ficar a conhecer melhor a estreia dos Beatles em LP, Please Please Me (1963), assinalando assim o desaparecimento daquele que era considerado o "quinto Beatle": o produtor George Martin. Como nem tudo são más notícias, na segunda parte saltamos para Ride The Lightning dos Metallica, álbum de 1984 que é um dos que foi alvo de reedição no passado dia 15 de Abril. Duas bandas que, entre si, venderam uma boa fatia da música editada no século XX em destaque no próximo Ruído Alternativo.

---

Se existisse um livro do rock os Beatles eram senhores para constarem em muitos dos capítulos. Já tudo foi dito sobre os fab four de Liverpool que em 1960 arrancaram uma carreira que os tornou no maior fenómeno musical da história. É impossível passar ao lado do grupo que foi dos primeiros a compor e escrever as suas canções, assim como interpretá-las e a tocá-las. George Martin, que recentemente nos deixou, na bonita idade de 90 anos, é parte importante no som dos primeiros anos do quarteto e que nesta emissão recordamos com a audiçã do primeiro disco dos Beatles. Please Please Me é o resultado de um produtor da Parlophone que viu em John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr o veículo para montar uma banda de enorme popularidade e de vendas - afinal várias das suas ideias foram digeridas pelo grupo que atingiram o estrelato e começaram com a Beatlemania numa década em que a invasão britânica dominou tops. Os Beatles começaram em 1963 um caminho que todos conhecemos e que os levou à eternidade. Há quem diga (não é Lennon?) que foram maiores que Jesus Cristo; se não foram, estiveram muito perto.
CM

The Beatles

---

O momento mais importante da história do subgénero heavy metal acontece quando o som da New Wave Of British Heavy Metal atravessa o Atlântico. Nessa época, deu-se uma multiplicação de sub-subgéneros irrepetível: do nada, nasciam o thrash, o black, o doom, death e o speed metal. Quando deram os primeiros passos, em 1981, os Metallica estariam longe de imaginar que foram o rastilho que incendiou esta explosão. Idealizado por Lars Ulrich, um quase-tenista dinamarquês viciado em bandas da NWOBHM, o quarteto formado por ele, James Hetfield, Dave Mustaine e Cliff Burton, começou por tomar de assalto os pequenos clubes de São Francisco. Mustaine foi despedido e deu lugar a Kirk Hammett, concluindo assim a formação que gravou os três primeiros álbuns dos Metallica. Ao segundo, Ride The Lightning, fizeram por mostrar que não eram uma banda que apenas tocava música rápida e pesada. As composições cresceram em complexidade e os temas abordados nas letras passaram a incluir reflexões sobre a miséria humana e até diversas referências literárias. Ride The Lightning, o álbum que abriu o caminho para que os Metallica se tornassem numa das maiores bandas do mundo, será objecto de análise na próxima Colecção RA a propósito da sua reedição no passado dia 15 de Abril.
AB

Metallica

---

Ruído Alternativo: Domingo, 22h na Tejo FM.

Sem comentários:

Enviar um comentário