domingo, abril 26, 2015

Colecção RA: Nirvana - "Bleach" (1989) & Sonic Youth - "Bad Moon Rising" (1985)

Um dia depois da revolução, o Ruído Alternativo fecha esta mês de Abril com dois discos de duas bandas que revolucionaram o mundo rock. Colecção RA, este Domingo, dia 26 de Abril, com os discos dos Bleach (1989) dos Nirvana e Bad Moon Rising (1985) dos Sonic Youth.


---

Só em 1991 é que se tornariam na última grande banda do século XX. Uma revolução que trouxe para o mundo da música todo o underground para os escaparates (mainstream). Porém, e em semana de exibição do novo documentário sobre Kurt Cobain, vamos ao capítulo anterior: até à estreia da banda de grunge. Os dados estavam lançados, e após uma rodagem de bateristas, o grupo pega nas referências Mudhoney e Melvins, no punk, uns toques de Black Sabbath e uns pós de Beatles e soltam Bleach. Um disco com pouca expressão de popularidade mas bem recebido na altura. Um disco que se tornou ainda maior depois da mega-explosão mundial com Nevermind, o seu segundo disco de originais de 1991. Neste fim-de-semana começaram as exibições de Kurt Cobain: Montage Of Heck em Portugal, o primeiro documentário autorizado sobre a estrela de rock; um retrato sobre o íntimo de um dos mais criativos músicos que a música já conheceu, com acesso a parte importante do espólio do cantor, guitarrista e líder dos Nirvana. Pretexto para iniciar uma viagem até ao começo da carreira do grupo que marcou Seattle e o mundo, do princípio até a este Bleach para escutar amanhã na íntegra no Ruído Alternativo.



Figuras de proa da cena No-Wave, os Sonic Youth nem sempre tiveram vida fácil entre as publicações do seu país natal. Começaram a tocar pelo menos uma vez por semana em Nova-Iorque depois de uma cobertura da NME da sua desastrosa estreia em Londres. Sentindo que a música da sua estreia Confusion Is Sex (1983) estava a ficar esgotada, surgiu então a urgência de escrever e gravar Bad Moon Rising, um disco pensado para combater os tempos mortos em cima do palco. 38 minutos de música quase continua foi o resultado e o início do caminho glorioso da banda de sempre de Thurston Moore, Kim Gordon e Lee Ranaldo, aqui ainda com Bob Bert na bateria. Bad Moon Rising, disco com 30 anos já completados, vai passar em revista no próximo Ruído Alternativo, a propósito da sua reedição no passado dia 14 de Abril. Por essa razão e também por manifestas saudades dos Sonic Youth, quando um regresso da banda parece muito improvável.


Sem comentários:

Enviar um comentário