domingo, abril 26, 2015

Antevisão/Destaques: Programa 234


Mês de Abril, mês de revolução. Nirvana e Sonic Youth fizeram-nas à sua medida e têm discos para ouvir este Domingo Ruído Alternativo para ouvir a partir das 22h, na Tejo FM!

---

(1989) Nirvana - Bleach

Já tudo foi dito sobre eles, mas todos os anos há sempre nova matéria que aprofunda ainda mais o conhecimento sobre os Nirvana, uma das últimas grandes bandas a que o mundo assistiu. Este ano há um novo documentário para assistir (Kurt Cobain: Montage Of Heck) que é novidade por ser o primeiro autorizado sobre Kurt Cobain e por incluir, para além da produção da filha do malogrado cantor, um olhar sobre o íntimo de Cobain, em vez de olhar para o que este fez em cima dos palcos e à frente das televisões. Tudo deve-se a "Smell Like Teen Spirit" incluída no disco de nome Nevermind. No entanto, nem sempre e dado o devido destaque ao que veio antes (e mesmo ao vindouro). Nesta emissão focamo-nos num lançamento da pré-explosão do grunge, a estreia dos Nirvana com Bleach em 1989 e tentamos perceber a história a que conduziu a este primeiro capítulo do trio de Seattle. Uma história repleta de bateristas e com a vontade de querer ver a sua música cá fora por parte de Kurt: primeiro insiste em ter um projecto com Kris Novoselic e depois procura criar um LP em vez de um EP, como sugerido primeiramente pela SubPop. A verdade é que o conseguiu e a sua visão muito própria, misturando o punk, o noise e a pop com o metal (já feito por Melvins, Mudhoney ou Soundgarden) consegue a suficiente atenção para que dois anos depois fosse tempo de revolucionar o mundo. Este é o disco da versão eléctrica de "About A Girl" (sobre a namorada de então de Cobain, Tracy Marander - música que em acústico consegue rivalizar com o sucesso de "Smells Like..."), de "Love Buzz" (original dos holandeses Shocking Blue - primeiro sintoma de uma série de versões a bandas favoritas de Cobain que aconteceriam ao longo da carreira dos Nirvana) e ainda de "Negative Creep" (considerada por muitos a música mais grunge do movimento grunge). A revolução estava a dois passos de Bleach.
Carlos Montês



(1985) Sonic Youth - Bad Moon Rising

Na segunda hora entramos de cabeça no segundo disco dos Sonic Youth, Bad Moon Rising de 1985. Idealizado por Thurston Moore e Lee Ranaldo para ser tocado ao vivo, anulando os tempos mortos em que um dos guitarristas afina o seu instrumento enquanto o outro toca um riff que faz de ponte para o próximo tema, este disco resulta em 38 minutos de música quase contínua. Focando líricamente os temas da "América obscura", que incluem referências ao satanismo e Charles Manson, Bad Moon Rising traz ainda "Death Valley '69" - single em colaboração com Lydia Lunch que era, até à data, o tema mais convencional dos Sonic Youth. Este viria a apontar o caminho a seguir, explorando o lado mais melódico das canções sem deixar de lado o noise, algo que resultaria em "Teen Age Riot" - single de 1988 e o primeiro sucesso radiofónico da banda. Reeditado neste mês de Abril, Bad Moon Rising surge de novo nas lojas de discos, depois de no ano passado o mesmo ter acontecido com Daydream Nation (1988), sendo que estão ainda previstas as reedições de Confusion Is Sex (1983). EVOL (1986) e Sister (1987). Ou seja, todos os álbuns pré-Geffen dos Sonic Youth. Mesmo sem se juntarem desde 2011, continuam a surgir muitas novidades para os fãs do grupo: para além desta série de reedições, também recentemente foi lançada a auto-biografia de Kim Gordon Girl In A Band, onde surgem mais pormenores sobre o fim do casamento com Thurston Moore e do afastamento dos membros da banda.
André Beda
 
Tudo isto, e muito mais, a não perder amanhã à noiteA partir das 22 horas na Tejo FM em 102.9 FM para o Ribatejo ou para todo o mundo na emissão online em www.tejoradiojornal.pt.

Sem comentários:

Enviar um comentário