sábado, setembro 27, 2014

Colecção RA: Censurados - "Censurados" (1990) & Iron Maiden - "Iron Maiden" (1980)

Começa esta semana a Colecção RA, a nova rubrica do Ruído Alternativo que pretende dar a conhecer aos nossos ouvintes alguns dos maiores discos do universo rock - essenciais para a compreensão do género e marcantes para os músicos e para o público.

Serão sempre dois álbuns por programa - um por cada hora - para ouvir na integra, conhecer e re-descobrir. Prometemos tentar passar um retrato da época, discutir o seu conteúdo e dar a conhecer pormenores e algumas curiosidades do álbum; sem esquecer os factos que estão associados aos discos a dissecar e a ouvir.

Esta rubrica vem no seguimento da rubrica Álbum Revisitado, onde enumerámos um disco por cada subgénero preponderante do universo rock, e da Emissão Especial: Melhores Álbuns Nacionais. Tendo nós sempre a intenção de celebrar a música das mais importantes bandas rock e, acima de tudo, o desejo de afirmar os álbuns de originais enquanto obras e peças de arte - o maior símbolo da capacidade artística dos músicos. (Como será de esperar, daremos também atenção aos discos de rock nacionais.)

Na nossa nova Agenda (situada na barra lateral direita do blog) poderão saber, mais perto do dia das emissões dedicada à Colecção RA, quais os álbuns que iremos destacar em cada mês. Assim sendo, esta emissão acontecerá com a regularidade de um programa por mês (sensivelmente). Complementando as emissões regulares de destaque à actualidade rock do Ruído Alternativo, bem como as emissões especiais de fim de ano, melhores álbuns do ano, etc.

Esperamos que seja do vosso agrado!

---

Esta semana, começaremos a Colecção RA com os discos de estreia homónimos dos Censurados e dos Iron Maiden, de 1990 e 1980 respectivamente. 

Censurados, o disco, aparece nesta emissão de forma a celebrar a memória de João Ribas (também Ku De Judas e Tara Perdida) falecido este ano e porque vem aí a re-edição da discografia da banda de Alvalade que estará nas lojas a partir de Dezembro próximo.

Iron Maiden, de 1980, justifica a sua presença nesta emissão por ser um clássico incontestável da história do heavy-metal, que ajudou os Iron Maiden a redefinir as fronteiras dessa mesma sonoridade.

Sem comentários:

Enviar um comentário