sexta-feira, setembro 05, 2014

Discurso Alternativo: Nick Allport (Reverence Festival Valada)

Para a Emissão Especial: Reverence Valada Festival, a equipa do Ruído Alternativo recupera a entrevista a Nick Allport (mentor do evento/Cartaxo Sessions), conduzida por Ana Búzio (Future Echo), a 15 de Agosto passado, nos estúdios da Tejo FM. Uma entrevista onde se descobre como o britânico se começou a envolver na música desde a sua juventude, se 'apaixonou por Portugal' e como traz agora toda uma nova fileira de bandas a Portugal.


Nick Allport é do País de Gales e começou no mundo da música com uma banda - "a joke band" - em 1986. Pouco depois, cria uma fanzine de nome Sowing Seeds e logo a seguir viria a tornar-se manager dos The Telescopes (entre outros). Daí à criação de uma editora foi um passo curto: primeiro a Cheree Records, depois a Chee. Já em 2003, com o seu irmão, Robin Allport, e com Duncan Jones, surgiria o ClubAC30 - uma editora/promotora que lhe deu maior visibilidade enquanto divulgador musical. Este clube viria a trabalhar com nomes como: Ringo Deathstarr, Exit Calm, Air Formation, entre outros.

Allport vem definitivamente para Portugal em 2009. Primeiro instala-se em Almoster e depois em Porto de Muge (Valada, Cartaxo), onde vive actualmente. Cria as Cartaxo Sessions com um grupo de jovens do concelho do Cartaxo e, com este, traz nos últimos anos uma série de bandas internacionais (e nacionais) ao Centro Cultural do Cartaxo: Dead Skeletons, Lumerians, Black Bombaim, The Oscillation, Aspen, Psychic Ills, A Place To BuryStrangers, Holy Wave, entre muitas outras. Chegar até ao "ambicioso" Reverence Festival Valada era o passo natural a concretizar. Um festival já com três edições de menor escala em Londres e que agora se instala nas paisagens do antigo Festival Tejo.

A entrevista com Nick Allport vai para o ar no dia 7 de Setembro, na emissão 201 do Ruído Alternativo, dedicada ao Reverence Festival Valada. Brevemente estará disponível aqui no blog em podcast.

Sem comentários:

Enviar um comentário